SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Analysis of the march in patients with chronic obstructive pulmonary diseaseSpirometric abnormalities in children with myelomeningocele is dependent of the level of functional injury author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fisioterapia em Movimento

Print version ISSN 0103-5150

Abstract

ALBUQUERQUE, Cecilia Voloschen de et al. Efeito agudo de diferentes formas de aquecimento sobre a força muscular. Fisioter. mov. (Impr.) [online]. 2011, vol.24, n.2, pp. 221-229. ISSN 0103-5150.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-51502011000200003.

Os exercícios físicos têm a finalidade de manter e melhorar um ou mais componentes do condicionamento físico, dentre os quais está a força muscular. Para o aperfeiçoamento do treino da força são utilizadas várias técnicas de aquecimento, com vistas a alcançar seus benefícios. O objetivo deste estudo foi avaliar a força muscular dos extensores do joelho, antes e após a aplicação de alongamento estático (GAE), exercício aeróbico (GEA) e associação de ambos (GAE+GEA), verificando, dessa maneira, os efeitos dos diferentes tipos de aquecimento sobre a força muscular. Para tanto, participaram do estudo 16 indivíduos do sexo feminino (idade de 22,5 ± 4,7 anos e IMC de 20,8 ± 1,83 kg/m2), divididos em três grupos (GAE, GEA e GAE+GEA). As variáveis observadas foram: pico de torque concêntrico, pico de torque excêntrico e trabalho total. Cada grupo, posteriormente à avaliação da força no dinamômetro isocinético, realizou, após um intervalo mínimo de 48 horas, um protocolo de aquecimento seguido da reavaliação da força muscular. Os resultados obtidos indicaram não haver influência significativa inter e/ou intraprotocolos nas variáveis observadas, considerando nível de significância de p < 0,05. Portanto, conclui-se que, de forma aguda, o desempenho de força muscular na extensão do joelho não sofreu alterações significativas após os diferentes protocolos de aquecimento utilizados.

Keywords : Aquecimento; Alongamento muscular; Força muscular; Dinamômetro isocinético.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese