SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Prevalence of black tooth stains and dental caries in Brazilian schoolchildrenEffects of a non-rinse conditioner on the enamel of primary teeth author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Dental Journal

Print version ISSN 0103-6440

Abstract

SILVA-SOUSA, Yara Teresinha Corrêa; PERES, Luiz Cesar  and  FOSS, Milton César. Are there structural alterations in the enamel organ of offspring of rats with alloxan-induced diabetes mellitus?. Braz. Dent. J. [online]. 2003, vol.14, n.3, pp. 162-167. ISSN 0103-6440.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-64402003000300004.

A hipoplasia de esmalte é a mais comum dentre as alterações de desenvolvimento do dente humano, e ocorre com freqüência em dentes decíduos de filhos de mães diabéticas. O presente estudo experimental analisou, por meio de microscopia óptica e morfometria, o órgão do esmalte de incisivos inferiores de filhotes de ratas com diabetes aloxânico, induzido previamente à gestação. Os resultados mostraram que não foram observadas pela microscopia óptica alterações significantes nos germes dentais dos animais descendentes de ratas diabéticas, com exceção de um caso. A análise morfométrica dos órgãos do esmalte de ratos nascidos de mães diabéticas tratadas e não tratadas evidenciou as seguintes diferenças estatisticamente significantes: menor espessura da matriz de esmalte, menor altura dos ameloblastos e área de seus núcleos. Nos animais nascidos de ratas diabéticas tratadas, observou-se núcleos dos ameloblastos mais elípticos e aumento da área correspondente ao interstício do retículo estrelado. Estes resultados indicam que há alterações estruturais no órgão do esmalte de descendentes de ratas com diabetes aloxânico as quais poderiam induzir a hipoplasia do esmalte dental visto por microscopia eletrônica de varredura, possivelmente refletindo as alterações metabólicas observadas nesta condição. Estudos futuros devem ser realizados a fim de determinar se estas alterações são transitórias ou permanentes.

Keywords : experimental diabetes; enamel hypoplasia; enamel disturbances; ameloblasts; alloxan.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English