SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2"You know, they are not used to anthropologists!": an ethnographic analysis of teacher training programs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pro-Posições

On-line version ISSN 1980-6248

Abstract

OLIVEIRA, Amurabi de. O lugar da Antropologia na formação docente: um olhar a partir das Escolas Normais. Pro-Posições [online]. 2013, vol.24, n.2, pp.27-40. ISSN 1980-6248.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072013000200003.

O presente trabalho busca problematizar a relação entre Antropologia e Educação, a partir de uma discussão histórica, envolvendo a fundação dos primeiros gabinetes de Antropologia Pedagógica na primeira metade do século XX, almejando, desse modo, repensar a própria história da Antropologia brasileira, destacando o lugar que ela ocupou no processo de formação de professores no Brasil. Destaca-se ainda a relação entre o movimento da "Escola Nova", a perspectiva higienista e esta Antropologia Pedagógica aqui desenvolvida.

Keywords : Antropologia Pedagógica; história da Antropologia; formação de professores; Escola Nova.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License