SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue3Physical, chemical and cytological profiles of cerebrospinal fluid of dogs in different stages of distemperNormal values of bone mineral density of the accessory carpus bone in Brasileiro de Hipismo (BH) horse breed using optical densitometry in radiographic image author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

SILVA, Tális de Oliveira et al. Valores de referência para os parâmetros das células e bioquímica sangüínea da chinchila (Chinchilla laniger). Cienc. Rural [online]. 2005, vol.35, n.3, pp. 602-606. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782005000300017.

A criação de chinchila (Chinchilla laniger) com objetivos comerciais tem crescido muito nos últimos anos. No entanto, os valores de referência para os parâmetros hematológicos e bioquímicos não foram ainda determinados para chinchilas criados no sul do Brasil. O estabelecimento dos valores de referência para esses parâmetros pode servir de auxílio para a avaliação da saúde das chinchilas e servir de auxílio diagnóstico para o clínico. Esse estudo teve como objetivo determinar os valores de referência das células e da bioquímica sangüínea da Chinchilla laniger. As amostras de sangue foram coletadas por meio de punção cardíaca de 16 machos adultos no momento em que os animais foram mortos para remoção da pele, e de 8 machos adultos após anestesia com xylazina e ketamina. A contagem das células sangüíneas e a análise dos parâmetros bioquímicos foram feitas utilizando-se métodos padronizados em patologia clínica, e os resultados foram expressos utilizando-se a média ± SEM. Analisando-se os parâmetros sangüíneos, observou-se que as amostras coletadas de animais descervicalizados apresentaram valores de PCV, hemoglobina, MCHC e WBC elevados (P<.05) em relação às amostras dos animais anestesiados. No entanto, os parâmetros da bioquímica sangüínea foram menos afetados pelo método de coleta: amostras coletadas de animais anestesiados apresentaram níveis de uréia, glicose e triglicerídeos menores (P< .05) do que amostras dos animais descervicalizados. Os dados obtidos serão úteis como parâmetros para monitorar o estado de saúde das chinchilas.

Keywords : Chinchilla laniger; células sangüíneas; bioquímica sangüínea; valores de referência.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English