SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue5Oxicenus maxwelli (Keifer) (Acari: Eriophyidae) damaging olive tree, Olea europaea L., in Rio Grande do Sul StateEstimating the phyllocron in maize hybrids with different cycles of vegetative development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

GUIMARAES, Lauro José Moreira et al. Desempenho de testadores com diferentes estruturas genéticas para avaliação de linhagens endogâmicas de milho. Cienc. Rural [online]. 2012, vol.42, n.5, pp. 770-776. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782012000500002.

O objetivo deste estudo foi avaliar quatro testadores de milho quanto à capacidade de identificar linhagens superiores em testcross. Os quatro testadores avaliados são cultivares com base genética ampla (variedades de polinização aberta) e estreita (híbridos simples) e dois tipos de grãos (duro e dentado). Os testadores SynD e SynF são populações de milho de polinização aberta com grãos dentados e duros, respectivamente, e FSH e DSH são híbridos simples com grãos duros e dentados, respectivamente. O testador SynD possibilitou a maior expressão de variância genética entre os cruzamentos com as linhagens. A capacidade geral de combinação (CGC) das linhagens e a capacidade específica de combinação (CEC) entre linhagens e testadores foram significativas, enquanto que os efeitos de CGC dos testadores foram não significativos. Concluiu-se que os testadores SynD e SynF mostram-se adequados para identificar linhagens com maiores efeitos de GCA e é possível identificar novas linhagens com alto potencial heterótico com cada um dos quatro testadores utilizados.

Keywords : Zea mays; dialelo; testcross; capacidade de combinação.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English