SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número45Representações sociais construídas sobre os índios em Sergipe: ausência e invisibilização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863X

Resumo

SOUZA FILHO, Edson Alves de  e  BELDARRAIN-DURANDEGUI, Angel. Influência social na vida familiar: grupo étnico e relações interculturais. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2010, vol.20, n.45, pp. 7-16. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2010000100003.

Analisamos lembranças de jovens judeus e não judeus para inferir padrões de influência social adotados por pais e antepassados. Supomos que o modo de influenciar entre os judeus esteja relacionado à busca de autonomia, diferenciação e delimitação de fronteiras interindividuais/intergrupais, enquanto entre os não judeus seja o contrário. Os jovens eram estudantes de ensino médio de duas escolas privadas. Com os sobrenomes, formamos subgrupos de asquenazins (judeus alemães), asquenazins/sefaradins (judeus ibéricos), judeus/não judeus e não judeus. Eles relataram lembranças de pais e antepassados, recuando até a 5ª geração; simularam autoapresentação para alguém de outra religião; indicaram lugares onde viveriam no exterior; e mencionaram dez sobrenomes fora das suas famílias. Os modelos de influência dos judeus enfatizaram aspectos individuais/grupais da vida familiar, os dos não judeus, relações interindividuais. A autoapresentação para outrem dos judeus mostrou focalização nos aspectos grupais de si e de outrem, enquanto a dos não judeus, cortesia/cumprimento.

Palavras-chave : relações familiares; grupos sociais; história social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português