SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue1Characterization of streptomycetes with potential to promote plant growth and biocontrolPhytoextraction and fractionation of heavy metals in soil after multiple applications of natural chelants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

TORMENA, Cássio Antonio; SILVA, Álvaro Pires da; IMHOFF, Silvia Del Carmen  and  DEXTER, Anthony Roger. Quantificação da qualidade física de um latossolo utilizando o índice S. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2008, vol.65, n.1, pp. 56-60. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162008000100008.

A qualidade física do solo é fundamental para a sustentabilidade dos sistemas agropecuários e deve ser feita por meio de parâmetros que descrevem o comportamento físico do mesmo. O índice S é um desses novos parâmetros, proposto para quantificar a qualidade física do solo. Valores de S > 0,035 têm sido associados com uma boa qualidade física relacionada à produção agrícola nos solos desenvolvidos em clima temperado. Contudo, S não tem sido avaliado em solos tropicais. Consequentemente, a hipótese deste trabalho é que S pode ser utilizado como indicador da qualidade física de um Latossolo Vermelho distroférrico cultivado com milho em sistemas de plantio direto (PD) e de preparo convencional do solo (PC). Amostras indeformadas de solo foram obtidas em PD e PC nas posições linha e entrelinha da cultura de milho. A densidade do solo foi medida e o índice S foi calculado usando uma função de pedotransferência obtida no mesmo, em condições experimentais. O índice S diferenciou os sistemas de preparo e posições de amostragem, sendo SPD < SPC independente das posições de amostragem linha e entrelinha. Na posição linha verificou-se maiores valores de S tanto em PD como em PC. O valor de S diminuiu com o aumento da densidade do solo, indicando a redução da sua qualidade física, associada à compactação do mesmo. Os resultados confirmam a hipótese estabelecida e sugerem que mais estudos devem ser conduzidos para quantificar o índice S em diferentes solos e sistemas de manejo sob condições tropicais.

Keywords : densidade do solo; solos tropicais; plantio direto; retenção de água; estrutura do solo.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English