SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 issue2Performance of juvenile turbot (Scophthalmus maximus) fed varying dietary L-carnitine levels at different stocking densitiesResponse of a clingstone peach cultivar to regulated deficit irrigation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

GARCIA, Rodrigo Arroyo; TOLEDO, Mariana Zampar  and  ROSOLEM, Ciro Antonio. Perdas de reguladores de crescimento no algodoeiro devido à chuva. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2010, vol.67, n.2, pp. 158-163. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162010000200005.

Reguladores de crescimento aplicados às plantas de algodoeiro (Gossypium hirsutum L.) podem ser lavados em função da ocorrência de chuvas. Chuvas que ocorrem próximas à época de aplicação podem ocasionar elevada perda e necessidade de reaplicação dos produtos visando à taxa de crescimento desejada. Avaliou-se o efeito do intervalo de tempo entre a ocorrência de chuva simulada e a aplicação de cloreto de mepiquat e cloreto de chlormequat no algodoeiro no crescimento das plantas, além de estimar a necessidade de reaplicação dos reguladores. Plantas de algodão foram cultivadas em vasos de 12 L que permaneceram em casa de vegetação. Os reguladores de crescimento foram aplicados 40 dias após a emergência, quando 50% das plantas apresentavam botão floral. A chuva foi simulada 1, 2, 4, 6 e 24 horas após a aplicação dos reguladores. Determinou-se a altura das plantas antes da aplicação dos produtos e a cada 3 dias até o 30º dia. Na colheita, foi avaliado o número de ramos e estruturas reprodutivas, com posterior determinação da massa da matéria seca. Também foi determinado o crescimento acumulado e taxa de crescimento das plantas. Os dois reguladores reduziram a massa da matéria seca das plantas, independente do intervalo para ocorrência da chuva. O crescimento excessivo das plantas foi controlado, porém, com eficiência reduzida quanto menor o intervalo para simulação de chuva. Em todos os períodos avaliados houve perda de produtos, com necessidade de reaplicação. A taxa de reaplicação de cloreto de mepiquat para os diferentes intervalos de chuva foi, em média, 17% maior.

Keywords : Gossypium hirsutum L; cloreto de mepiquat; cloreto de chlormequat.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English