SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Educational for self care of pregnant diabetic patientsWays of care in rural communities: culture permeating the nursing care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

MONTICELLI, Marisa  and  ELSEN, Ingrid. Quando o tempo narrativo ultrapassa o tempo da clínica: um modo de cuidar em enfermagem no período pós-natal. Texto contexto - enferm. [online]. 2005, vol.14, n.2, pp. 167-176. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072005000200003.

Investigação de natureza qualitativa, com o objetivo de compreender a rede de símbolos e significados expressa na vivência do tempo narrativo entre trabalhadoras de enfermagem e famílias em uma unidade de Alojamento Conjunto de uma Maternidade pública. O suporte teórico esteve fundamentado em estudos antropológicos que utilizam narrativas terapêuticas para coleta e interpretação dos dados de pesquisa. Para a coleta de dados foram utilizadas as técnicas de observação participante e entrevista etnográfica. O processo de categorização e análise dos dados foi construído com base na Etnoenfermagem. Os resultados principais assinalam que, no contexto investigado, as trabalhadoras atuam buscando a transformação do tempo clínico em tempo narrativo, adotando pressupostos que identificam a puérpera, o recém-nascido e a família como um 'outro' envolvido em excepcionalidades, assim como a necessidade de particularização da assistência. Além disso, o tempo narrativo é evocado por meio de performances lúdicas, utilização de linguagem não verbal e o exercício cotidiano da "paciência".

Keywords : Alojamento conjunto; Cultura; Cuidados de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese