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Texto & Contexto - Enfermagem, Volume: 14, Número: 2, Publicado: 2005
  • Editorial Editorial

    Carraro, Telma Elisa
  • Educação para o autocuidado de pacientes diabéticas grávidas Artículos Originales - Investigación

    Guerra, Carmen Amarilis; Evies, Any; Rivas, Aleida; García, Lilia

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa teve como propósito comparar as informações que possuem as gestantes diabéticas antes e depois de receber o Programa Educativo para o Autocuidado da Diabetes Mellitus direcionado aos fatores: conhecimentos teóricos, capacitação prática e atitudes em relação à Diabetes. Deste modo se determinou a relação existente entre as variáveis: características clínicas, socioeconômicas, e nível de instrução das pacientes com os resultados da medição dos conhecimentos do referido Programa. O desenho foi do tipo semiexperimental (com um só grupo de pré e pós-teste), correlacional e prospectivo. Utilizou-se a análise descritiva e estatística t student. Foram estudadas 64 pacientes diabéticas em dois anos, das quais 46.9% tinham Diabetes Gestacional, 61.6% pertenciam as classes sociais IV e V, e 33.1% tinham o curso primário ou secundário incompletos. Os achados demonstraram a efetividade do Programa Educativo aplicado as pacientes da Unidade de Diabetes e Gravidez del Hospital Dr. Enrique Tejera de Valencia Venezuela.

    Resumo em Espanhol:

    La investigación objetiva a comparar la educación que poseen las diabéticas embarazadas antes y después de recibir el Programa Educativo para el Autocuidado de la Diabetes Mellitus en sus factores: conocimientos teóricos, capacitación práctica, y actitudes frente a la Diabetes. Asimismo se determinó la relación existente entre las variables: características clínicas, socioeconómicas, y nivel de instrucción de las embarazadas con los resultados de la medición de los conocimientos de dicho Programa. El diseño fue de tipo cuasi-experimental (con un solo grupo de pre y post test), correlacional y prospectiva. Se utilizó el análisis descriptivo y el estadístico t de student. Se estudiaron 64 pacientes en dos años, donde 46.9% tenían Diabetes Gestacional; el 61.6% pertenecían a los estratos sociales IV y V y 33.1% tenían primaria completa o secundaria incompleta. Los hallazgos señalan la efectividad del Programa Educativo aplicado a las pacientes de la Unidad de Diabetes y Embarazo - Hospital Dr. Enrique Tejera de Valencia-Venezuela.

    Resumo em Inglês:

    The research intended to evaluate the effectiveness of an Educational Program for self care of Mellitus Diabetes in pregnant diabetics. At the same time, existing relationships among these variables and the results of Educational Program were found: clinic characteristics, social and economical conditions, and educational level of the patients. The design was quasi-experimental (with only a group of pre and posttest) correlational, longitudinal and prospective. A descriptive analysis was used; and also the statistic "t student" for analysis of the differences of independent and paired group averages. Sixty-four patients were under study for two years. Gestational Diabetes was found in 46.9% of them, 61.6% belonged to the social levels IV and V, and 31.3% had an incomplete elementary highschool-level education. The findings show the effectiveness of the Educational Program for the Self Care of Mellitus Diabetes applied to the patients of the Diabetes and Pregnancy Unit of the Ciudad Hospitalaria Dr. Enrique Tejera, Valencia-Venezuela.
  • Quando o tempo narrativo ultrapassa o tempo da clínica: um modo de cuidar em enfermagem no período pós-natal Artigos Originais - Pesquisa

    Monticelli, Marisa; Elsen, Ingrid

    Resumo em Português:

    Investigação de natureza qualitativa, com o objetivo de compreender a rede de símbolos e significados expressa na vivência do tempo narrativo entre trabalhadoras de enfermagem e famílias em uma unidade de Alojamento Conjunto de uma Maternidade pública. O suporte teórico esteve fundamentado em estudos antropológicos que utilizam narrativas terapêuticas para coleta e interpretação dos dados de pesquisa. Para a coleta de dados foram utilizadas as técnicas de observação participante e entrevista etnográfica. O processo de categorização e análise dos dados foi construído com base na Etnoenfermagem. Os resultados principais assinalam que, no contexto investigado, as trabalhadoras atuam buscando a transformação do tempo clínico em tempo narrativo, adotando pressupostos que identificam a puérpera, o recém-nascido e a família como um 'outro' envolvido em excepcionalidades, assim como a necessidade de particularização da assistência. Além disso, o tempo narrativo é evocado por meio de performances lúdicas, utilização de linguagem não verbal e o exercício cotidiano da "paciência".

    Resumo em Espanhol:

    Investigación de naturaleza cualitativa, tuvo por objetivo comprender la red de los símbolos y los significados manifestados en la vivencia del tiempo narrativo entre las trabajadoras de Enfermería y las familias en un servicio de Alojamiento Conjunto de una Maternidad Pública. El soporte teórico fue con base en los estudios antropológicos que utilizan las narrativas terapéuticas para la colecta y la interpretación de los datos de la investigación. Para la recolección de los datos se utilizaron las técnicas de la observación participante y la entrevista etnográfica. El proceso de categorización y del análisis de los datos se construyó basado en la Etno-enfermería. Los resultados principales señalan que, en el contexto investigado, las trabajadoras actuan buscando la transformación del tiempo clínico en el tiempo narrativo, adoptando presupuestos que identifican a la puérpera, al recién nacido y a la familia como un "otro", envueltos estos con sus excepciones, así también, la necesidad de una particularidad y/o peculiaridad en la asistencia. Además de esto, el tiempo narrativo es invocado mediante las performances lúdicas, la utilización de un lenguaje no verbal y a través del ejercicio cotidiano de la "paciencia".

    Resumo em Inglês:

    This is a study of a qualitative nature, with the objective to comprehend the network of symbols and significances expressed by nurses and families living through the narrative period in a multiple-patient recovery room of the Maternity Ward in a public hospital. The theoretical support for this study is founded on anthropological studies that utilize narrative therapies in data collection and interpretation. In order to collect the data, participative observation techniques and ethnographic interviews were applied. The process of categorizing and analyzing the data was based upon Ethno-nursing. The principle results indicate that within the context of this investigation, workers seek the transformation of the clinical period into the narrative period, adopting suppositions that identify with the woman who has given birth, the newborn, and the family as an "other" involved with exceptions. They also identify with the need to individualize their care. Beyond that, the narrative period is evoked through lucid performances, use of non-verbal communication, and the daily exercise of "patience".
  • Modos de cuidar em comunidades rurais: a cultura permeando o cuidado de enfermagem Artigos Originais - Pesquisa

    Budó, Maria de Lourdes Denardin; Saupe, Rosita

    Resumo em Português:

    Trata-se de pesquisa qualitativa com objetivo de identificar as práticas de cuidado de enfermeiras que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde de municípios rurais do Rio Grande do Sul e identificar o preparo recebido, para o cuidado dessa população. Foram utilizadas, para a coleta de dados, a análise documental, a observação participante e a entrevista, sendo os mesmos analisados em seu conteúdo. Estes dados referem-se à descrição do modo de cuidar das nove enfermeiras que trabalhavam com a população destas comunidades. Para fundamentar o estudo foram trabalhados três conceitos centrais, Comunidade Rural, Cuidado de Enfermagem e Preparo da Enfermeira. Constatou-se que as enfermeiras são referência para a população, desempenhando diferentes papéis, tanto na equipe de enfermagem, como na relação com outros setores da comunidade. O trabalho também reflete a influência da cultura do meio rural e as estratégias utilizadas pelas enfermeiras para o seu preparo visando um cuidado adequado.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de investigación cualitativa con objetivo de identificar las prácticas del cuidado de enfermeras que trabajan en las Unidades Básicas de Salud de municipios rurales de Río Grande del Sur e identificar la preparación recibida, para el cuidado de esa población. Fueron utilizados, para la recolección de datos, el análisis de documentos, la observación participante y la entrevista, siendo los mismos analizados en su contenido. Estos datos se refieren a la descripción del modo de cuidar de las nueve enfermeras que trabajaron con la población de estas comunidades. Para fundamentar el estudio fueron utilizados tres conceptos centrales: Comunidad Rural, Cuidado de Enfermería y Preparación de la Enfermera. Se constató que las enfermeras son referencias para la población, desempeñando distintos papeles, tanto en el equipo de enfermería, como en la relación con otros sectores de la comunidad. El trabajo también refleja la influencia de la cultura del medio rural y las estrategias utilizadas por las enfermeras para su preparación con miras a un cuidado adecuado.

    Resumo em Inglês:

    A qualitative research was developed with objective to identify the care practices of nurses who work in the Basic Units of Health of rural cities of the state of Rio Grande do Sul and to identify the preparation received to care for this population. Documentary analysis, participant observation, and interviews were used for the data collection, analyzing them within their content. This data refers to the description of the ways of caring by nine nurses who worked with the population of these communities. In founding this study three central concepts were used: Rural Community, Nursing Care and Nurse Preparation. We evidenced that the nurses are a reference for the population, playing different roles in both the nursing team and their relationships with other sectors of the community. The work also reflects the influence of culture of the rural environment and the strategies used by the nurses for their preparation aiming an adequate care.
  • O desenvolvimento de um grupo de gestantes com a utilização da abordagem corporal Artigos Originais - Pesquisa

    Reberte, Luciana Magnoni; Hoga, Luiza Akiko Komura

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa teve o objetivo de identificar os desconfortos físicos e emocionais referidos pelos participantes de um grupo de gestantes e descrever os recursos da abordagem corporal empregados para o alívio dos desconfortos. A estratégia desenvolvida foi a pesquisa-ação, com um grupo de gestantes composto por oito mulheres e quatro acompanhantes. O trabalho grupal foi desenvolvido em um hospital universitário localizado na cidade de São Paulo. Os desconfortos referidos e demandas identificadas incluíram: dor nos membros inferiores, insônia, ansiedade, fadiga corporal, dores lombares, volume abdominal e seus desconfortos, a dor no parto, as tensões musculares, a respiração no parto, as posições de parto, o papel do acompanhante e a massagem do recém-nascido. São descritas as orientações oferecidas e as técnicas de abordagem corporal empregadas nas sessões e explicadas as suas finalidades.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación tuvo como objetivo identificar las incomodidades físicas y emocionales manifestadas por los participantes de un grupo de gestantes, así como, describir los recursos del abordaje corporal empleados para el alivio de las incomodidades. La estrategia desarrollada fue la investigación-acción, con un grupo de gestantes compuesto por ocho mujeres y cuatro acompañantes. El trabajo grupal fue desarrollado en un hospital universitario localizado en la ciudad de Sao Paulo. Las incomodidades manifestadas y demandas identificadas incluyeron: dolor en los miembros inferiores, insomnio, ansiedad, fatiga corporal, dolores lumbares, volumen abdominal y sus incomodidades, el dolor en el parto, las tensiones musculares, la respiración en el parto, las posiciones durante el parto, el papel del acompañante y el masaje del recién nacido. Son descritas las orientaciones oferecidas y las técnicas del abordaje corporal empleadas en las sesiones, así como, la explicación de sus finalidades.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this research was to identify the emotional and body discomfort expressed by the participants of a group of pregnant women and to describe the body approach resources utilized to relieve the discomforts. An action research strategy was carried out, with a group of pregnant women composed of eight women and four companions. The group was carried out in a university hospital located in the city of São Paulo. The cited discomforts and the identified demands included: leg aches, insomnia, anxiety, body fatigue, lombar aches, discomforts caused by abdominal volume, the childbirth ache, muscular tension, childbirth breathing, childbirth positions, the role of the companion and the newborn massage. The orientations offered and the body techniques utilized in sessions are described as well as the explanation about their finalities.
  • O modo de cuidar no encontro com o ser-criança que convive com aids: o experienciar da finitude e a ética Artigos Originais - Pesquisa

    Paula, Cristiane Cardoso de; Crossetti, Maria da Graça Oliveira

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como foco apresentar algumas reflexões acerca do modo de cuidar em enfermagem que emergiram da dissertação de mestrado intitulada "Encontro de cuidado, vivido e dialogado da equipe de enfermagem com o ser-criança que convive com AIDS", que objetivou compreender o significado deste cuidado sob o olhar da Teoria de Enfermagem Humanística de Paterson e Zderad. Constituiu-se em um estudo qualitativo-existencial-fenomenológico com análise hermenêutica proposta por Motta e Crossetti, à luz de Ricoeur. Desvelou-se deste encontro com a equipe de enfermagem a percepção referente ao cuidado no experienciar a facticidade do ser humano, e neste, o conviver com a finitude do ser e a ética. Compreendeu-se que a ética, no encontro genuíno de cuidado em enfermagem, faz-se essencial à sua autenticidade, visto a reciprocidade existente na busca de escolhas responsáveis ao estar-melhor na presença do respeito que permeia a relação.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene como enfoque presentar algunas reflexiones acerca del modo de cuidar en Enfermería, que emergieron de la disertación de maestría intitulada "Encuentro de cuidado, vivido y dialogado, del equipo de enfermería con el ser-niño que convive con SIDA", el cual tuvo como objetivo comprender el significado de este cuidado a partir de la Teoría de Enfermería Humanística de Paterson y Zderad. Estudio cualitativo-existencial-fenomenológico con análisis hermenéutico propuesta por Motta y Crossetti, a la luz de Ricoeur. De este encuentro con el equipo de enfermería la percepción referente al cuidado al experienciar la facticidad del ser humano, y en éste el hecho de convivir con la finitud del ser y la ética. Se ha comprendido que la ética, en el encuentro genuino de cuidado en Enfermería, se hace esencial para su autenticidad, visto la reciprocidad existente en la búsqueda de elecciones responsables al estar-mejor en presencia del respeto que orienta la relación.

    Resumo em Inglês:

    This article focuses on the presentation of some reflections concerning the way of caring in Nursery which resulted from the Master's Degree dissertation titled, "Care Meeting lived and dialogued, of the nursery staff with the child-being who lives with AIDS." It intended to understand the meaning of this care under the perspective of the Humanistic Nursery Theory of Paterson and Zderad. It was a qualitative-existential-phenomenological study with a hermeneutic analysis proposed by Motta and Crossetti, in the light of Ricouer. The perception concerning the care in experiencing the facticity of the human being was unveiled from this meeting with the nursery staff, and from this the living with finitude of the self and ethics. It was understood that ethics in the genuine meeting of the care in Nursery is essential for its authenticity, considering the existent reciprocity in the search for responsible choices in being better in the presence of the respect that exists in the relationship.
  • Como tornar-se idoso: um modelo de cuidar em enfermagem gerontológica Artigos Originais - Pesquisa

    Santana, Rosimere Ferreira; Santos, Iraci dos

    Resumo em Português:

    Supondo que a compreensão do imaginário de idosos sobre o envelhecimento proporcionará conhecimentos de enfermagem sobre o seu cuidar, investigamos, mediante a sociopoética, junto a idosos, no Rio de Janeiro, as possibilidades de inovação nesta prática. Os resultados demonstraram a existência das dicotomias do imaginário no envelhecer: o velho versus o idoso; a aceitação versus a negação da velhice, culminando no desejado versus o não desejado na velhice. Concluímos que as pessoas, na continuidade da vida, não querem ser velhas (viver o indesejado, com mal-estar), mas tornarem-se idosas (envelhecer com bem-estar), permitindo compreender o que existe no processo de aceitação e negação da velhice. Tal evidência nos incentiva a adotar os conhecimentos produzidos nesse cuidar/pesquisar sociopoético voltado para a qualidade de vida dos idosos.

    Resumo em Espanhol:

    Suponiendo que la comprensión del imaginario de ancianos acerca del envejecimiento propiciará conocimientos de enfermería sobre el proceso de cuidar a estos, se investigó mediante la sociopoética a los ancianos en Rio de Janeiro-Brasil, las posibilidades de innovación en esa práctica. Los resultados revelaron la existencia de dicotomías en lo imaginario del envejecimiento: el viejo versus el anciano; la aceptación versus la negación de la vejez, culminando en lo deseado versus lo no deseado en la vejez. Se concluyó que las personas, en el continuo de la vida, no quieren ser viejas (vivir lo indeseado con malestar), pero ellas quieren tornarse ancianas (envejecer con bienestar), lo cual permite comprender aquello que existe en el proceso de aceptación y de negación de la vejez. Esa evidencia estimula a la adopción de los conocimientos producidos en el cuidar/investigar sociopoético dirigido para la calidad de vida de los ancianos.

    Resumo em Inglês:

    Presuming that greater comprehension of elderly people's imaginations about their aging will provide nurses knowledge concerning the care offered them, the possibilities of innovation in nursing practice were investigated using sociopoetics with elderly people in Rio de Janeiro, Brazil. The results demonstrated the existence of dichotomies of the imaginary in aging: the old versus the elderly; acceptance versus denial of aging, culminating in the wished versus unwished in aging. It was concluded that people via the continuity of life don't want be old (to live that which is unwished, with discomfort), but they want to become elderly (to become old with welfare), making it possible to comprehend what is contained in the process of acceptance and denial of aging. This evidence guides us to adopt the knowledge produced in this sociopoetical care/research directed for the quality of life of elderly people.
  • Grupo multiprofissional de atendimento ao diabético: uma perspectiva de atenção interdisciplinar à saúde Artigos Originais - Pesquisa

    Tavares, Celina Maria Araujo; Matos, Eliane; Gonçalves, Leônor

    Resumo em Português:

    Este trabalho é um estudo de caso do Grupo Multiprofissional de Atendimento ao Diabético que funciona, desde a década de 80, no Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Teve por objetivo resgatar, através da história documental, a trajetória do Grupo, pontuando a importância desse trabalho para compreender a multi/interdisciplinaridade e as implicações na organização do processo assistencial ao cliente. Durante a pesquisa foram necessárias a identificação e análise de documentos e, para complementar os dados, a realização de entrevistas. Os dados obtidos demonstram que o Grupo, por sua organização e atuação transita entre a concepção de pluridisciplinaridade e interdisciplinaridade. Suas ações têm concentrado formas de integração entre os saberes, articulando a prática e a construção do conhecimento, compreendendo que a sua concretização exige um pensamento central entre as diversas disciplinas em torno de um projeto comum a assistência ao cliente com Diabetes Mellitus.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo de naturaleza cualitativa, es un estudio de caso con el Grupo Multiprofesional del Atendimiento al Diabético que funciona, a partir de la década del 80, en el Hospital Universitario de la Universidad Federal de Santa Catarina. Tuvo por objetivo rescatar a través de la historia documental, la trayectoria del grupo, destacando la relevancia e importancia de este trabajo para comprender la multidisciplinaridad e interdisciplinaridad y sus implicaciones en la organización del proceso asistencial al cliente. Para la recolección de los datos en la investigación fue necesario la identificación y el análisis de los documentos, así como, la realización de entrevistas. Los datos obtenidos demostraron que el Grupo, por su organización y su actuación transita dentro de la concepción de la pluridisciplinaridad y de la interdisciplinaridad. Sus acciones han concentrado las diferentes formas de integración entre los saberes, articulando la práctica y la construcción del conocimiento, comprendiendo que su concretización exige de un idea central entre las diferentes disciplinas en torno de un proyecto en común; siendo ésta la asistencia al cliente portador de diabetes mellitus.

    Resumo em Inglês:

    This is a case study of the Multiprofessional Group for Diabetic Care, which has been working since the 1980s in the University Hospital of the Federal University of Santa Catarina. Its objective was to rescue, by means of the registered documentation, the trajectory of the group, pointing out the importance of its efforts in understanding the multidisciplinary reality and their implications for the organization of the health care process for the client. During the research it became necessary to identify and analyze said documents, as well as perform interviews, to complement the data. The data obtained demonstrate that through its organization and existence the Group bridges the gap between the concept of pluridisciplinary and multidisciplinary realities. Its actions have concentrated forms of integration among existing knowledge, articulated the practice and construction of knowledge, understanding that its concretization demands some central thinking among the various disciplines, based on the common project the health care offered to the client who carries Mellitus Diabetes.
  • O lazer na vida de acadêmicos de enfermagem no contexto do cuidado de si para o cuidado do outro Artigos Originais - Pesquisa

    Beuter, Margrid; Alvim, Neide Aparecida Titonelli; Mostardeiro, Sadja Cristina Tassinari de Souza

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa descritiva, do tipo exploratório, com abordagem quantitativa, teve como objetivo identificar as atividades de lazer dos acadêmicos de enfermagem durante o curso. O cuidado de enfermagem é fundamentado no conhecimento e nas experiências adquiridas durante a formação acadêmica e posterior processo de constante evolução durante a sua vida profissional. A ludicidade acompanhando o cuidado de enfermagem tende a torná-lo um cuidado humanizado, um dos desafios da enfermagem. O indivíduo ao valorizar o lazer durante o tempo livre tende a ser mais flexível, sensível, crítico e criativo, portanto, favorável à ludicidade em sua vida, inclusive durante o trabalho. Neste contexto, esta pesquisa partiu do pressuposto de que as atividades de lazer praticadas pelos acadêmicos de enfermagem influenciariam a valorização da ludicidade em suas vidas.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación de natureza cuantitativa, de carácter descriptivo exploratorio, tuvo como objetivo identificar las actividades recreativas de los alumnos del curso de graduación enfermería. El cuidado de enfermería se cimenta en el conocimiento y en las experiencias adquiridas durante la formación académica seguido de la evolución a lo largo de su vida profesional. El cuidado acompañado por el pasatiempo en la enfermería hace un cuidado más humanizado, siendo uno de los desafíos de la enfermería. El individuo al valorar la recreación durante el tiempo libre, si hace más accesible, sensible, crítico y creativo, por lo tanto, favorable para la recreación en su vida, también durante el trabajo. En este contexto, esta investigación partió del presupuesto en que las actividades recreativas practicadas por los académicos de enfermería influiran en la valorización de la recreación para sus vidas.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at identifying the leisure activities of the nursing students during their university course. It is a descriptive, exploratory-type research, with a quantitative approach. The nursing care is based on the knowledge and experiences acquired during the undergraduate education and posterior process of constant development in the professional life. The playfulness accompanying nursing care tends to make it a humanized care, which is one of the challenges of nursing. The individual, in valuing leisure during his free time, tends to be more flexible, sensitive, critical and creative; thus, favorable to the playfulness in his life, inclusive in his work. In this context, this research assumed that the leisure activities practiced by the nursing academics would have an influence on valuing playfulness in their lives.
  • Utilização de estimulação elétrica transcutânea para alívio da dor no trabalho de parto: um modo possível para o cuidado à parturiente Artigos Originais - Pesquisa

    Knobel, Roxana; Radünz, Vera; Carraro, Telma Elisa

    Resumo em Português:

    Trata-se dos resultados de um ensaio controlado aleatório, no qual foram dispensados cuidados às parturientes por meio da utilização de dois tipos de estimulação elétrica transcutânea. As 60 parturientes participantes foram distribuídas em três grupos: eletrodos tipo Silver Spike Point; eletrodos tipo placa ou eletrodos falsos (controle), todos colocados na região sacral. Parturiente, equipe de saúde e pesquisadores não sabiam qual o tipo de tratamento utilizado em cada uma. O grupo que recebeu estimulação real teve sua dor aliviada em maior proporção e recebeu menos prescrições de drogas analgésicas/tranqüilizantes em relação ao grupo controle, que recebeu estimulação simulada. Não houve diferenças significativas entre os grupos quanto ao incômodo ocasionado pela estimulação e utilização de analgesia peridural. Os resultados deste estudo sugerem que a estimulação elétrica transcutânea pode aliviar a dor no trabalho de parto, sendo um método inovador para o cuidado de parturientes.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de los resultados de un ensayo controlado aleatorio donde se ofrecieron cuidados a las parturientas mediante la utilización de dos tipos de estimulación eléctrica transcutánea. Las 60 parturientas fueron distribuidas en tres grupos: electródos tipo "Silver Spike Point", electródos tipo chapa o electródos falsos (control), posicionados todos en la región sacra. Tanto la parturienta, el equipo de la salud y los investigadores no sabían que tipo de tratamiento era utilizado en cada una de ellas. Las mujeres que recibieron cuidado con estímulo real obtuvieron un alivio frente al dolor en mayor proporción y estas recibieron prescripciones de medicamentos analgésicos/tranquilizantes, en menor proporción que aquellas que recibieron estímulo simulado. No hubo diferencias significativas entre los grupos con relación a la incomodidad ocasionada por el estímulo o la utilización de anestésico peridural. Los resultados sugieren que el estímulo eléctrico transcutáneo puede aliviar el dolor durante el trabajo de parto, siendo este un método innovador para el cuidado de las parturientas.

    Resumo em Inglês:

    A randomized controled trial was performed with 60 parturients to evaluate the pain relief during labour with two kinds of transcutaneous electric nerve stimulation. The study participants were randomly distributed among three groups based on type of electrode: Silver Spike Point, tablet, or false electrodes (control). The external appearance of the electrode was the same. It was a double blind study, with researchers, health care personnel and participants unaware of group placement. A greater proportion of women in real stimulation groups than in the control group referred to having pain relief and received less analgesic or tranquilizer drugs. There were no differences among studied groups concerning the use of peridural analgesia or discomfort caused by stimulation. We conclude that this transcutaneous electric nerve stimulation technique can relieve pain during labour, which means more effective care and comfort for the woman during this experience.
  • Cuidado domiciliar: a experiência da residência multiprofissional em saúde da família/UFPEL-MS/BID Artigos Originais - Pesquisa

    Klock, Adriana Damke; Heck, Rita Maria; Casarim, Sidnéia Tesmer

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo de acompanhamento, objetivando apresentar o programa de cuidado domiciliar no cenário da Residência Multiprofissional Saúde da Família, na Universidade Federal de Pelotas-MS/BID. Os resultados indicam limitações na identificação das pessoas que poderiam ser incluídas no programa das Unidades Básicas de Saúde; dificuldades na implantação de rotinas e avaliação do programa; dilemas éticos em relação ao cuidado que o familiar idoso recebe dos seus cuidadores; necessidade do atendimento interdisciplinar e obstáculos à viabilização das internações domiciliares. A parceria terapêutica entre profissionais e usuários foi um aspecto positivo. A população em cuidado domiciliar totalizou 110 pessoas, em onze meses de programa, predominando idosos e mulheres. As necessidades de cuidado mais freqüentes foram com relação a idosos com limitações físicas e seqüelados por acidente vascular cerebral. As parcerias de cuidado entre residentes se deram mais freqüentemente com cuidadoras mulheres, do lar, filhas ou esposas.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de un estudio de acompañamiento, con el objetivo de presentar el programa de cuidado domiciliario en el escenário de la Residencia Multiprofesional en la Salud de la Família de la Universidad Federal de Pelotas-MS/BID. Los resultados indican las limitaciones en la identificación de las personas que podrían ser incluídas en el programa de los Unidades Básicas de Salud; dificultades en la implantación de las rutinas y en la evaluación del programa; los dilemas éticos con relacion al cuidado que el familiar del anciano recibe de sus cuidadores; necesidad de una atención interdisciplinaria y los obstáculos frente a las internaciones domiciliarias. La parcería terapéutica entre los profesionales y los usuários fue un aspecto positivo. La muestra para el cuidado domiciliario compuesto por 110 personas, en once meses de programa, predominando los ancianos y mujeres. Las necesidades más frecuentes sobre el cuidado con respecto a los ancianos y las mujeres con limitaciones físicas y secuelas por accidente cerebro vascular. Las parcerias del cuidado entre los residentes, fue frecuentemente com las cuidadoras mujeres, del hogar, hijas o esposas.

    Resumo em Inglês:

    This concerns an accompanying study, aiming at presenting the home care program in the Multiprofessional residency Family health environment at the Universidade Federal de Pelotas-MS/BID. The results point to some limitations in the identification of people who could be included in the Basic Health Units program; difficulties for the implementation of routines and program evaluation; ethical dilemmas concerning the care that the elderly relative receives from his caretakers; the need for interdisciplinary attendance, and obstacles for the feasibility of home internments. The therapeutic partnership among professionals and users was a positive aspect. The population under home care totalled 100 people, for an eleven-month program with elderly, predominantly women. The most frequent needs for care were those for elderly people with physical handicaps and cerebral vascular accident sequelae. The care partnerships among residents occurred more frequently with womem, housewives, daughters, or wives as caretakers.
  • Prevenção do câncer e educação em saúde: opiniões e perspectivas de enfermagem Reflexão

    Branco, Isaura Maria Bata Henriques Peixoto

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem como finalidade apresentar algumas reflexões e alguns pressupostos teóricos sobre prevenção do câncer e educação em saúde, uma vez que esta área tem constituído uma preocupação pessoal e sócio-profissional. Conhecido desde a antiguidade, o câncer tem sofrido um aumento significativo, consequência do aumento da esperança de vida, mas, sobretudo, pela interferência de factores externos na sua etiopatogenia. Considera-se que mais de 70% dos cânceres são determinados por agentes extrínsecos ao organismo, intimamente ligados ao ambiente e aos estilos de vida das populações. Tendo em conta que a promoção da saúde, a profilaxia e diagnóstico precoce do câncer constituem armas poderosas que os profissionais de saúde dispõem para fazer face a este problema de saúde e, de algum modo, controlar o aumento da doença, o mesmo não se tem verificado da forma esperada, pelo que é importante que se analisem e questionem estes aspectos.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene como finalidad presentar algunas reflexiones y algunos presupuestos teóricos sobre la prevención del cáncer y la educación para la salud, debido que esta área se constituye en una preocupación personal y socioprofesional. Se sabe que el cáncer desde la antiguedad, aumentó significativamente, a consecuencia del aumento de la esperanza de vida, particularmente, por la interferencia de los factores externos en su etiopatogénia. Se considera que más del 70% de los tumores malignos son determinados por factores extrínsicos al organismo, intimamente relacionados con el ambiente y con los estilos de vida de las poblaciones. Teniendo en consideración que la promoción de la salud, la profiláxis y el diagnostico precoz del cáncer se constituyen en armas poderosas que los profesionales de salud tienen para enfrentar este problema de salud y, de algúna manera, controlar el aumento en la incidencia de la enfermedad, lo cual no fue evidenciado de la forma esperada, siendo así importante que se analizen y cuestionen estos aspectos.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this article is to introduce some reflections and presupposed theories on cancer prevention and health education seeing that this is an area of utmost concern, both socially and professionally. Registered since ancient times, cancer has suffered a significant increase, the consequence of an increase in the hope for longer life, but, above all the consequence of the interference of external factors in its aetiopathology. It is estimated that over 70% of the cancers are determined by extrensical agents to the organism, intimately linked to the environment and to the population's lifestyles. Taking into account that health promotion, prophylaxis and premature diagnosis of cancer constitute powerful weapons which health professionals use to combat this health problem and in some way, control the increase of the illness, the same has not been verified according to expectations, so it is important to analyse and question these aspects.
  • A infecção hospitalar e suas implicações para o cuidar da enfermagem Reflexão

    Pereira, Milca Severino; Souza, Adenícia Custódia Silva e; Tipple, Anaclara Ferreira Veiga; Prado, Marinésia Aparecida do

    Resumo em Português:

    Trata-se de um artigo de atualização tendo como objetivo destacar aspectos conceituais sobre a infecção hospitalar de interesse para o cuidado de enfermagem, evidenciando os fundamentos que norteiam a compreensão deste fenômeno de indiscutível importância epidemiológica para a assistência à saúde. O tema é trabalhado no sentido de evidenciar a responsabilidade em controlar a infecção como sendo papel inerente aos profissionais da equipe de saúde. Destaca-se a formação profissional voltada para uma cultura prevencionista como condição necessária para se concretizar um programa de controle e prevenção de infecção, descrevendo-se uma experiência local sobre a importância das atividades desenvolvidas pelo núcleo de pesquisa na área, como instrumento que interfere, positivamente, nos resultados das ações dos enfermeiros. Evidencia-se o importante papel do enfermeiro no desenvolvimento das ações de prevenção e controle de infecção e a educação continuada como estratégia de implementação de medidas eficazes na busca da qualidade do cuidado.

    Resumo em Espanhol:

    Las prácticas de la enfermería y los procedimientos juegan un papel indispensable en la prevención de infección del hospital. Este artículo tiene como objetivo destacar los aspectos conceptuales respecto a la infección hospitalaria de grande interés para el cuidado de la enfermería, así como, la importancia epidemiológica para la salud. Resalta la formación profesional volcada para una cultura basado en la prevención como requisito para cualquier programa de control de la infección. Explica las actividades dirigidas por el grupo de investigación en esta área, también identificó procedimientos que afirman el papel de la enfermera en las prácticas de la prevención y el control de la infección. La inplementación de la educación continuada representa la principal estrategia para desarrollar las medidas eficaces en la búsqueda de un cuidado con calidad a la clientela.

    Resumo em Inglês:

    Nursing practices and procedures play an indispensable role in the prevention of hospital infection. This review discusses the unquestionable importance of proper nursing practices related to the control of infection. The establishment of a culture based on prevention is a requirement for any infection control program. This paper also explains activities conducted by our research group that identified procedures that affirm the role of nursing practices in the prevention and control of infection. It is clear that continuing education represents the main strategy to implement effective measures for providing quality health care.
  • Modos de dizer e fazer o cuidado de enfermagem em terapia intensiva cardiológica: reflexão para a prática Reflexão

    Silva, Lucia de Fátima da; Damasceno, Marta Maria Coelho

    Resumo em Português:

    Reflexão fundamentada nos dados coletados em uma tese de doutorado acerca do cuidado de enfermagem em terapia intensiva cardiológica. Perguntou-se às enfermeiras e auxiliares de enfermagem o que é cuidado e se observou os cuidadores executando o cuidar. Constatou-se existir diferenças entre o que é dito sobre o cuidado e o que é feito na prática, ou seja, entre a retórica e o real. Embora afirmem que o cuidado deve privilegiar procedimentos técnicos e atitudes humanísticas, a prática demonstra a relevância atribuída ao manuseio dos aparelhos e ao atendimento das necessidades biológicas. Considerou-se para esta reflexão que a prática que impõe aos profissionais o desempenho de atividades administrativo-gerenciais e as do domínio biológico não justifica as amarras aos aspectos técnicos do cuidado. O desafio apresentado aos sujeitos é identificar o instante em que devem enfatizar as dimensões objetivas ou aquelas da instância existencial, representativas da diversidade da sentimentalidade humana.

    Resumo em Espanhol:

    Una reflexión basada en los datos recolectados de una tesis de doctorado sobre el cuidado de enfermería en la terapia intensiva cardiológica. Se preguntó a las enfermeras y auxiliares de enfermería lo que es el cuidado y se observó a los cuidadores ejecutando el cuidar. Se constató que existen diferencias entre lo que se dice y lo que se hace en la práctica, es decir, entre la retórica y la realidad. Aunque, aseguren que el cuidado debe privilegiar procedimientos técnicos y actitudes humanísticas, la práctica muestra la importancia dada a la manipulación de los aparatos y a la atención de las necesidades biológicas. Se consideró para ello que la práctica que impone a los profesionales la ejecución de las actividades administrativo-gerenciales y las del dominio biológico no justifica estar atado a los aspectos técnicos del cuidado. El desafío presentado a los sujetos es de identificar el momento en que estar deben enfatizar las dimensiones objetivas o aquellas de la instancia existencial que expresan la diversidad de los sentimientos humanos en dicho contexto.

    Resumo em Inglês:

    This study presents reflection based on the data collected in a doctorate thesis concerning nursing care in intensive cardiologic therapy. The nurses and nurse helpers were asked what care is and if they observed the people who perform the care, executing the care procedures. It was evidenced that differences exist between what is said about the care and what is done in practice, or rather, between speech and reality. Although they affirm that the care must privilege technical procedures and humanistic attitudes, the practice demonstrates the relevance given to the use of the devices and the attendance of the biologic necessities. We considered for this reflexion that this practice gives the responsibility of performing administrative-managerial and biological activities to the professionals. Thus, it does not justify the mooring cables to the technical aspects of the care. The challenge presented to the citizens is to identify the instant where one must emphasize the objective dimensions or those of the existential area that express the diversity of human feelings.
  • O Cuidado em Enfermagem: uma aproximação teórica Reflexão

    Souza, Maria de Lourdes de; Sartor, Vicente Volnei de Bona; Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza; Prado, Marta Lenise do

    Resumo em Português:

    Trata o presente trabalho de uma reflexão sobre o cuidado de enfermagem elegendo a dimensão ético-política e alguns aspectos histórico-filosóficos que o caracterizam. O ato de cuidar desvela o existencial, de onde derivam sentimentos, atitudes e ações, como vontades, desejos, inclinações e impulsos, ou seja, o homem perante o mundo, os outros, e a si mesmo. Compreender o valor do cuidado de enfermagem requer uma concepção ética que contemple a vida como um bem valioso em si, começando pela valorização da própria vida para respeitar a do outro, em sua complexidade, suas escolhas, inclusive a escolha da enfermagem como uma profissão.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo es una reflexión acerca del cuidado de la enfermería y los autores escogieron destacar la dimensión ética y politica, así como, algunos aspectos históricos-filosóficos. El acto de cuidar desvela lo existencial, de donde derivan los sentimientos, actitudes y acciones, como la voluntad, deseo, inclinaciones e impulsos, o sea, el hombre frente al mundo, frente a los otros y perante consigo mismo. Comprender el valor del cuidado en enfermería necesita de una concepción ética que contemple la vida como un bien preciado en sí, empezando por la valorización de la propia vida para respetar la vida del otro, en su complexidad, sus elecciones, incluyendo así la elección de la enfermería como una profesión.

    Resumo em Inglês:

    This study is a reflection upon nursing care through an ethical and political dimension, as well as some historical and philosophical aspects that characterize it. Patient care reveals the existences from where feelings, attitudes and actions like will, desires, inclinations and impulses derive, i.e., man against the world, other men, and against himself. To understand the value of nursing care requires an ethical conception that contemplates life itself as a valuable asset, starting by adding value to life as a way to respect other people in their complexities, their choices, including the choice of nursing as a profession.
  • "Grupo aqui e agora" uma tecnologia leve de ação sócio-educativa de enfermagem Relato De Experiência

    Gonçalves, Lúcia Hisako Takase; Schier, Jordelina

    Resumo em Português:

    Objetivou desenvolver uma ação sócio-educativa de enfermagem que despertasse na pessoa idosa e família a percepção e a compreensão do autocuidado, como essencial à manutenção de uma vida ativa e autônoma, e com qualidade ao longo do processo de viver envelhecendo, em quaisquer circunstâncias de saúde-doença. Conduzido na modalidade de pesquisa convergente-assistencial, o referencial teórico-metodológico baseou-se nos preceitos da Teoria do Autocuidado de Orem e nas concepções de educação de Freire. Resultou na construção do programa de ação sócio-educativa denominada "Grupo Aqui e Agora". Ou seja, uma tecnologia leve de cuidado com foco na educação para a saúde aplicada pela enfermagem, desenvolvido junto aos pacientes geriátricos hospitalizados e seus familiares acompanhantes. Observou-se que o Grupo é possível e factível no ambiente hospitalar, favorecendo o despertar de comportamentos de autocuidado para a autonomia, independência e interdependência, necessários para um viver mais saudável, principalmente de pacientes geriátricos e sua família cuidadora.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio objetivó desenvolver una acción socio-educativa de enfermería que despertase en la persona anciana y su familia la percepción y la comprensión del autocuidado, como algo esencial para el mantenimiento de una vida activa y autónoma, y con calidad a lo largo de su proceso de vivir envejeciendo, en cualquier circunstancia del proceso salud-enfermedad. Bajo la modalidad de una investigación convergente asistencial, el referencial teórico-metodológico se basó en los conceptos de la Teoría del Autocuidado de Orem y en las concepciones de educación de Paulo Freire. Resultó en la construcción de un programa grupal de acción socio-educativa denominado como "El grupo Aquí y Ahora". O sea, una tecnología leve del cuidado con eje en la educación para la salud aplicado por la enfermería, desarrollodo se dió junto a los pacientes geriátricos hospitalizados y sus familiares acompañantes. Se observó que es posible y factible el trabajo de grupo en el ambiente hospitalario, despertando comportamientos de autocuidado para la autonomía, independencia e interdependencia, todos necesarios para un vivir más saludable, principalmente, de pacientes geriátricos y su familia cuidadora.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to develop a nursing socio-educational action group that could awaken the elderly and their relatives to the perception and comprehension of the value for caring for one's self, as an essential part of maintaining autonomous and active life, as a way to maintain quality of life in aging, and according to any circumstances in the sickness-health process. The theoretical-methodological references adopted to support the study were based upon the concepts of Orem's Self-care Theory, and on the educational concepts of Paulo Freire. The study resulted in the construction of the socio-educational program for group action called "Grupo Aquí e Agora" (Here and Now Group). In other words, a light technology for care was implanted, focusing upon health-care education as applied through nursing, whose development arose together with hospitalized geriatric patients and their relatives. It was observed that the group health-care education efforts presented positive and noticeable results within the hospital. Such results favor the importance placed upon transforming self-care behavior to autonomous, independent and interdependent behavior, all necessary for a more healthy living, principally in the case of geriatric patients with family-member caregivers.
  • Contribuições do genograma e do ecomapa para o estudo de famílias em enfermagem pediátrica Relato De Experiência

    Nascimento, Lucila Castanheira; Rocha, Semiramis Melani Melo; Hayes, Virginia Ellen

    Resumo em Português:

    O genograma e o ecomapa têm se mostrado como valiosos instrumentos para a compreensão de processos familiares. Este trabalho tem o objetivo de descrever a experiência da utilização desses instrumentos no levantamento de dados de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida com nove famílias de crianças com câncer, que utilizou o interacionismo simbólico e a teoria fundamentada em dados como referencial teórico-metodológico a fim de compreender as vivências dessas famílias. Apresenta os aspectos positivos desses dispositivos, tais como: facilitar a abordagem entre o entrevistador e o entrevistado; visualizar de forma objetiva as relações intra e extrafamiliares; discutir e evidenciar opções de mudanças na família; identificar características comuns e únicas de cada membro da família e possibilitar ao entrevistado manifestações através da linguagem não-verbal. Conclui realçando algumas vantagens da utilização desses instrumentos e, alertando para suas limitações.

    Resumo em Espanhol:

    El genograma y el ecomapa se han mostrado como los instrumentos valiosos para comprender los procesos familiares. La finalidad de este estudio es describir la experiencia en utilizar esos instrumentos para en la recopilación de los datos de una investigación cualitativa desarrollada con nueve familias de niños con cáncer, a partir del interaccionismo simbólico y la teoría fundamentada en datos como referencial teórico-metodológico para comprender las vivencias de estas familias. Presenta algunas ventajas en la utilización de estos instrumentos, tales como: facilitar el abordaje entre el entrevistador y el entrevistado; visualizar de manera objetiva las relaciones intra y extra familiares; discutir y evidenciar opciones de cambios en la familia; identificar características comunes y únicas de cada miembro de la familia y posibilitar al entrevistado manifestaciones a través del lenguaje no verbal. Se concluye que hubo ventajas con esos instrumentos para la recopilación de datos con niños. Las autoras también, alertan sobre sus limitaciones.

    Resumo em Inglês:

    The genogram and the ecomap have revealed to be valuable instruments for understanding family processes. This study aims to describe the experience of using these instruments in collecting data for a qualitative research that involved nine families of children with cancer, which used symbolic interactionism and grounded theory as a theoretical-methodological reference framework for understanding these families' experiences. It presents the positive points to using these instruments, such as an easier approach between interviewer and interviewee; an objective picture of the intra and extra family relations; the discussion and disclosure of possible changes in the family; the identification of each family member's common and singular characteristics, and the interviewee's possibility for expression through non-verbal language. These advantages were highlighted in data collection involving children. The authors also alert to a number of limitations.
  • Famílias com crianças desnutridas: os desafios para trabalhar em grupos Relato De Experiência

    Boehs, Astrid Eggert; Stefanes, Camila; Damiani, Cinthya Búrigo; Aquino, Marly Denise Wuegers de

    Resumo em Português:

    Trata-se de um relato de experiência de enfermeiras, docentes e acadêmicas de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, com o objetivo de apresentar as vivências de uma equipe multidisciplinar com famílias de crianças desnutridas, nas reuniões mensais de um programa de suplementação alimentar do município de Florianópolis. O trabalho em grupo, o brincar e a troca de saberes constituíram-se na metodologia aplicada, associados aos conceitos de família como unidade de cuidado e família em expansão. Os resultados apontam que a ação interdisciplinar é fundamental para trabalhar as necessidades da família. As atividades em grupo, associadas ao brinquedo, permitem o fortalecimento dos laços entre adultos e crianças e fomentam cuidados estimuladores e afetivos na promoção da saúde de seus membros. Conclui-se que este trabalho foi palco de mútua aprendizagem e possibilitou a valorização da família nos serviços públicos.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de un relato de experiencia de enfermeras, docentes y académicas del curso de graduacion en Enfermería de la Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, tuvo por objetivo o presentar las vivencias de un equipo interdisciplinario con familias de niños desnutridos, en las reuniones mensuales de un programa de alimentación nutricional de la municipalidad de Florianópolis. El trabajo grupal, el juego y el intercambio de saberes se constituyen en la metodología aplicada, asociada a los conceptos de la familia como una unidad de cuidado y de familia en expansión. Los resultados señalan que la acción interdisciplinaria es fundamental para trabajar las necesidades de la familia. Las actividades en grupo asociadas al juguete, permiten el fortalecimiento de los lazos entre adultos y niños y fomentan cuidados estimuladores y afectivos en la promoción para la Salud de sus miembros. Se concluye que este trabajo sirvió para el aprendizaje mutuo y posibilitó la valorización de la familia en los servicios públicos.

    Resumo em Inglês:

    This study deals with experiences of nurses, faculty, and students of the undergraduate course in Nursing from Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, with the objective of showing the experiences of families with undernourished children, through monthly meetings of a Florianópolis County program to supplement nourishment. The method applied to the study included group activities, playing, and exchange of knowledge associated with the concepts of family as a unit of care and as a unit in expansion. The results point out that interdisciplinary action is fundamental in working with the needs of the family as a whole. The group activities associated with playing permit the strengthening of ties between adults and children and encourage stimulating and effective care in the promotion health among family members. It was concluded that this study was a stage for mutual learning, which furthered the valuation of the family in public services.
  • A(o) enfermeira(o) na cotidianidade do cuidado humano Resumo

    Arenas, NM
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
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