SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1A teoria do cuidado humano de Watson e as experiências subjetivas de vida: fatores caritativos/caritas processes como um guia disciplinar para a prática profissional de enfermagemSobrevivente de cancro: uma outra realidade! índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

NELSON, Sioban. Conhecimento incorporado? A constituição da expertise como prática moral na enfermagem. Texto contexto - enferm. [online]. 2007, vol.16, n.1, pp. 136-141. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072007000100017.

Autores proeminentes da enfermagem, como Patrícia Benner, têm influenciado a crescente tendência de conceituar ética como uma forma de conhecimento contextual embutido na expertise de enfermagem. Será discutido aqui que mais do que revelar um manifesto da verdade moral, a idéia de ética como expertise constitui a prática de enfermagem como um empenho moral e a enfermeira como uma profissional que tenha adquirido uma conduta moral peculiar. De fato, acontecerá que a enfermeira expert como categoria moral e ética, é resultado da elaboração de prestigiosos discursos humanísticos na formação educacional e profissional de enfermeiras. Estes discursos agem sobre as enfermeiras de forma individual e são desempenhados através da sua participação em exercícios éticos específicos, que resultam na constituição de uma subjetividade desejada. De suma importância aqui é a adoção difundida na pedagogia de enfermagem e na literatura profissional, de perspectivas fenomenológicas sobre o corpo da enfermagem e sua prática. Este artigo explora tanto as origens intelectuais como as implicações contemporâneas desta tendência para enfermeiras assistenciais.

Palavras-chave : Ética; Prática profissional; Moral; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · pdf em Inglês