SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3A public policy proposal of physical activitiy for the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707On-line version ISSN 1980-265X

Abstract

OLIVEIRA, Denize Cristina de; GOMES, Antonio Marcos Tosoli; ACIOLI, Sonia  and  SA, Celso Pereira de. O Sistema Único de Saúde na cartografia mental de profissionais de saúde. Texto contexto - enferm. [online]. 2007, vol.16, n.3, pp.377-386. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072007000300002.

Este estudo objetivou comparar as representações sociais de profissionais de saúde acerca do Sistema Único de Saúde, adotando a Teoria de Representações Sociais. Foi desenvolvido com 105 profissionais em cinco instituições de saúde no Rio de Janeiro. A coleta de dados foi realizada através de evocações livres e sua análise pelo software EVOC. Os resultados apontaram uma tensão entre elementos negativos e positivos da representação. O grupo com 50 anos ou mais estruturou a representação em uma tríade: negatividade, assistencialismo e responsabilidade. Os sujeitos mais jovens a estruturaram pelos aspectos positivos e princípios do Sistema Único de Saúde. A comparação por função revelou que os profissionais administrativos construíram uma imagem positiva do Sistema Único de Saúde, enquanto os operacionais apresentaram elementos negativos e assistencialistas. Conclui-se que o estudo permitiu identificar contradições entre os elementos de uma mesma representação, demonstrando variações em função das características sócio-profissionais dos grupos estudados.

Keywords : Sistema Único de Saúde; Política de saúde; Sistemas de saúde; Pesquisa qualitativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License