O estudo tem com objetivo analisar o desenvolvimento do estágio rural ocorrido na Universidade Federal do Piauí de 1975 a 1986 e discutir a trajetória do Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária. A metodologia é qualitativa, com abordagem sócio-histórica, utilizando a história oral temática. As fontes primárias foram depoimentos de 16 sujeitos, documentos escritos e, fontes secundárias como livros e artigos que abordam a temática. Os resultados evidenciam a história da extensão universitária vivida pelos discentes e docentes da Universidade Federal do Piauí, no interior do estado nas décadas de 1970 e 1980, nos moldes da Reforma Universitária. O treinamento dos alunos nas ações comunitárias revelou aspectos da realidade nacional e do contexto local na visão dos sujeitos que vivenciaram esse processo. Os professores consolidaram o projeto atenuando a força do assistencialismo vigente. A política de extensão perdeu significado no final da década de 1970 e o estágio rural foi extinto.
Relações-comunidade instituição; Ensino superior; História