Acessibilidade / Reportar erro
Texto & Contexto - Enfermagem, Volume: 18, Número: 3, Publicado: 2009
  • Editorial

    Sasso, Grace Therezinha Marcon Dal; Barbosa, Sayonara de Fátima Faria
  • Uma tecnologia de processo aplicada ao acompanhante do idoso hospitalizado para sua inclusão participativa nos cuidados diários Artigo Original

    Teixeira, Maria Luiza de Oliveira; Ferreira, Márcia de Assunção

    Resumo em Português:

    A participação passiva do acompanhante do idoso hospitalizado no seu cuidado diário originou esta pesquisa, cujos objetivos foram: descrever uma tecnologia de processo aplicada junto ao acompanhante que permita sua inclusão no cuidado ao idoso hospitalizado; discutir limites e possibilidades de sua implementação no cuidado a este. Trata-se de uma pesquisa convergente-assistencial com apoio teórico em Freire e Leininger. Os sujeitos foram 19 acompanhantes de idosos hospitalizados. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e observação participante com posterior análise temática de conteúdo. A inclusão do acompanhante foi desenvolvida por meio de ações operacionalizadas de forma sistemática, articulando conhecimentos científicos e do senso comum, fundamentada em conceitos teóricos. Implica em uso de técnicas procedimentais, interativas e clínicas. Configurou-se em uma tecnologia de processo bem avaliada pelos acompanhantes, levando-os ao protagonismo e a um fazer mais autônomo no compartilhamento do cuidado ao idoso hospitalizado, consoante à Política Nacional de Humanização.

    Resumo em Espanhol:

    La participación pasiva del acompañante del anciano hospitalizado en su cuidado diario originó esta investigación, cuyos objetivos fueron: describir una tecnología de proceso aplicada al acompañante que permita su inclusión en el cuidado al anciano hospitalizado; discutir los límites y posibilidades de su implementación en el cuidado al anciano. Se trata de una investigación convergente asistencial basada en las teorías de Freire y Leininger. Los sujetos fueron 19 acompañantes de ancianos hospitalizados. Los datos fueron recolectados por medio de entrevistas y observación participativa, con posterior análisis temático de contenido. La inclusión de los acompañantes fue desarrollada por medio de acciones sistemáticas que vinculan el conocimiento científico y el sentido común, basada en conceptos teóricos, lo cual implica en el uso de técnicas de procedimiento, interactivas y clínicas. Se caracteriza por ser una tecnología de proceso que fue bien evaluada por los acompañantes, lo que los llevó a la autonomía compartida en el cuidado de los ancianos hospitalizados, según la Política Nacional de Humanización.

    Resumo em Inglês:

    The passive participation of the hospitalized elderly companion in daily care gave rise to this study, which aimed to: describe a process technology which allows the companion's inclusion in hospitalized elderly care; and discuss limits and possibilities of its implementation in hospitalized elderly care. This is a convergent-supportive study with theoretical support from Freire and Leininger. The subjects were 19 companions of hospitalized elderly. Data was collected through interviews and participant observation with subsequent thematic content analysis. The inclusion of the companion was developed through systematic actions, linking scientific knowledge and common sense, founded on theoretical concepts. It implies the use of procedural, interactive, and clinical techniques. It was configured in a process technology which was well-evaluated by companions, leading them to be more protagonistic and to more autonomous action in sharing care of the hospitalized elderly, according to National Politics of Humanization.
  • Construção do conhecimento necessário ao desenvolvimento de um manual didático-instrucional na prevenção do linfedema pós-mastectomia Artigo Original

    Panobianco, Marislei Sanches; Souza, Valéria Pedro de; Prado, Maria Antonieta Spinoso; Gozzo, Thaís de Oliveira; Magalhães, Paola Alexandria Pinto de; Almeida, Ana Maria de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi a construção do conhecimento científico e empírico, necessários para o desenvolvimento de um manual didático-instrucional, destinado às mulheres mastectomizadas, para capacitá-las à prevenção do linfedema de braço. Fundamentou-se na teoria pedagógica de Paulo Freire da educação problematizadora. Os sujeitos do estudo foram 33 mulheres mastectomizadas que frequentavam um núcleo de reabilitação e 16 membros da equipe multiprofissional deste serviço. Foram realizados círculos de discussão para coleta de dados, separadamente, para mulheres e profissionais. A análise de conteúdo proposta por Bardin foi utilizada para analisar os dados. Na visão dos profissionais o manual deve contemplar a caracterização do sistema linfático e linfedema; ações de detecção e controle; fatores de risco; terapias e suas repercussões; explicitar o porquê de cada orientação usando linguagem acessível. Para as mulheres mastectomizadas é importante constar a fisiopatologia do linfedema; dados sobre cirurgia e tratamentos; fatores predisponentes ao linfedema e importância do autocuidado.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del estudio fue la construcción del conocimiento científico y empírico, necesarios para el desarrollo de un manual didáctico-instructivo, destinado a mujeres mastectomizadas, para capacitarlas en la prevención del linfedema de brazo. La investigación se basó en la teoría pedagógica de Paulo Freire de la educación problematizadora. Los sujetos del estudio fueron 33 mujeres mastectomizadas que frecuentan un núcleo de rehabilitación y 16 miembros del equipo multiprofesional que las atiende en ese servicio. Para la recolección de los datos, se crearon círculos de discusión para las mujeres y para el equipo, por separado. Para el examen de los datos se utilizó el análisis de contenido propuesto por Bardin. Según el equipo, un manual de enseñanza debe considerar: la caracterización del sistema linfático y del linfedema; acciones de detección y control; factores de riesgo; terapias y sus repercusiones. Debe explicitar el porqué de cada orientación y usar un lenguaje accesible. Para las mujeres mastectomizadas es importante que en el manual conste: la fisiopatología del linfedema; datos acerca de la cirugía y tratamientos; factores que predisponen al linfedema y la importancia del autocuidado.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to construct the scientific and empirical knowledge necessary for the development of a didactic-instructive manual addressed to women with mastectomies in order to empower them towards arm lymphedema prevention. The study was based on Paulo Freire's pedagogical theory of problematizing education. The subjects of the study were 33 women with mastectomies who attend a rehabilitation center and 16 members of the center's multiprofesional team. Discussion circles were used for data collection, separately for women and the team members. Content analysis proposed by Bardin was used in data analysis. According to the team, educational material must cover the characterization of the lymphatic system and the lymphedema; detection and control actions; risk factors; and therapies and their repercussions. It should also explain the reasons for each orientation and use understandable language. For women it is important to regard the physiopathology of lymphedema; data about the surgery and treatment; predisposing factors for the development of lymphedema; and the importance of self care.
  • Centro rural universaitário e ação comunitária: um resgate histórico 1975-1986 Artigo Original

    Leite, Maria da Trindade Ferreira; Nunes, Benevina Maria Vilar Teixeira

    Resumo em Português:

    O estudo tem com objetivo analisar o desenvolvimento do estágio rural ocorrido na Universidade Federal do Piauí de 1975 a 1986 e discutir a trajetória do Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária. A metodologia é qualitativa, com abordagem sócio-histórica, utilizando a história oral temática. As fontes primárias foram depoimentos de 16 sujeitos, documentos escritos e, fontes secundárias como livros e artigos que abordam a temática. Os resultados evidenciam a história da extensão universitária vivida pelos discentes e docentes da Universidade Federal do Piauí, no interior do estado nas décadas de 1970 e 1980, nos moldes da Reforma Universitária. O treinamento dos alunos nas ações comunitárias revelou aspectos da realidade nacional e do contexto local na visão dos sujeitos que vivenciaram esse processo. Os professores consolidaram o projeto atenuando a força do assistencialismo vigente. A política de extensão perdeu significado no final da década de 1970 e o estágio rural foi extinto.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del estudio es analizar el desarrollo de la práctica rural realizada en la Universidad Federal de Piauí de 1975 a 1986, y discutir la trayectoria del Centro Rural Universitario de Entrenamiento y Acción Comunitaria. La metodología es cualitativa con abordaje socio-histórico, utilizando la historia oral temática. Las fuentes primarias fueron las declaraciones de 16 sujetos, documentos escritos y fuentes secundarias como libros y artículos que abordan la temática. Los resultados muestran la historia de la extensión universitaria vivida por los alumnos y docentes de la Universidad Federal de Piauí en el interior del estado en las décadas de 70 y 80, en el marco de la Reforma Universitaria. El entrenamiento de los alumnos en las acciones comunitarias reveló aspectos de la realidad nacional y del contexto local en la visión de los sujetos que vivieron ese proceso. Los profesores consolidaron el proyecto atenuando la fuerza de la práctica asistencial vigente. La política de extensión perdió relevancia al final de la década de 70 y las prácticas rurales fueron canceladas.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is to analyze the rural curricular internship classes held at the Federal University of Piauí, Brazil from 1975 to 1986 and to discuss the development of the Rural University Training and Community Action Center. The methodology is qualitative with a social historic approach, using the oral history theme. The sources were the speech of 16 people, written documents and secondary sources such as books and articles that deal with the subject. The results show the history of university extension as lived by professors and students of Federal University of Piauí in the countryside of the state of Piauí during the 70's and the 80's, in the models of the university reform. Student training in community actions revealed aspects of the national reality and of the local context from the perspective of the actors of the process. The professors consolidated the project diminishing the strength of existing care practices. The extension policy lost its meaning at the end of the 70's and the rural curricular training classes were discontinued.
  • Qualidade de oficinas terapêuticas segundo pacientes Artigo Original

    Monteiro, Rachel de Lyra; Loyola, Cristina Maria Douat

    Resumo em Português:

    Estudo descritivo, de natureza qualitativa, tipo estudo de caso, acerca do discurso dos pacientes sobre qualidade das oficinas terapêuticas em saúde mental. Utilizamos como guias os Indicadores de Qualidade de Projeto, conjunto de técnicas elaboradas e testadas na área educacional, cuja finalidade é avaliar projetos educacionais. Este propiciou atender ao objetivo de apontar as características de qualidade das oficinas terapêuticas, a partir da fala dos pacientes. O estudo baseou-se em conceitos pautados em cidadania, também contemplados na proposta de reabilitação psicossocial que orienta a assistência em saúde mental do Instituto de Psiquiatria do Rio de Janeiro. A análise dos dados foi realizada através da análise de discurso. Nossas reflexões basearam-se nos dados obtidos de 12 entrevistas realizadas em uma oficina terapêutica do Hospital-dia do Instituto de Psiquiatria. Através dos dados percebemos que a participação dos pacientes psiquiátricos nestas oficinas pode estar associada a quatro desejos principais: melhores relações sociais, diminuição de sintomas, ajuda com respeito e alguma remuneração.

    Resumo em Espanhol:

    Es un estudio descriptivo, de naturaleza cualitativa, del tipo estudio de caso, acerca del discurso de los pacientes sobre la calidad de los talleres terapéuticos en salud mental. Utilizamos como guías los Indicadores de Calidad de Proyecto, un conjunto de técnicas elaboradas y probadas en el área educacional, cuya finalidad es evaluar proyectos educacionales. Con ese método se pudo atender nuestro objetivo: señalar las características de calidad de los talleres terapéuticos, a partir de lo que dicen los pacientes. El estudio se apoyó en conceptos basados en la ciudadanía, y también incluidos en la propuesta de rehabilitación psicosocial que orienta la asistencia en salud mental del Instituto de Psiquiatría de Rio de Janeiro. El análisis de los datos se realizó mediante el análisis de discurso. Nuestras reflexiones se basaron en los datos obtenidos en 12 entrevistas realizadas en un taller terapéutico del Hospital-día del Instituto de Psiquiatría. Los datos obtenidos permiten percibir que la participación de los pacientes psiquiátricos en esos talleres puede estar asociada a cuatro deseos principales: mejores relaciones sociales, disminución de síntomas, ayuda con respeto y alguna remuneración.

    Resumo em Inglês:

    This is a descriptive, qualitative case study about the speech of patients related to the quality of the therapeutic workshop on mental health. As guidelines we used the Project Quality Indexes, a set of techniques carried out and tested in the field of education, used in evaluating educational projects. Their use favored reaching the goal of the study: to point out the quality characteristics of therapeutic workshops based on patient commentary. The study was based on concepts guided by citizenship and contemplated in the psychosocial rehabilitation proposal that orients mental health care at the Psychiatric Institute in Rio de Janeiro, Brazil. Data was analyzed through speech analysis. Our reflections were based on the data obtained from 12 interviews carried out in a therapeutic workshop of the Psychiatric Institute Day-Hospital. From this data, we have perceived that psychiatric patient participation in these workshops may be associated to four main desires: better social relationships, decreased symptoms, aid with respect, and some remuneration.
  • Enfermagem e tecnologia: análise dos grupos de pesquisa cadastrados na Plataforma Lattes do CNPq Artigo Original

    Barbosa, Sayonara de Fátima Faria; Sasso, Grace Teresinha Marcon Dal; Berns, Isabel

    Resumo em Português:

    Estudo descritivo que tem como objetivo analisar os grupos de pesquisas da área de Enfermagem, cadastrados na plataforma Lattes do site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico que apresentam dentre suas linhas de pesquisa, a produção de conhecimento sobre tecnologia. Por meio de levantamento de dados de todos os grupos de pesquisa em Enfermagem no Brasil cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, foram identificados 66 grupos, distribuídos por 29 instituições em todas as regiões do país. Mediante estatística descritiva foi observada uma maior concentração de grupos em instituições na região Sudeste do país. A maioria dos grupos aborda a tecnologia em suas várias formas, com destaque para sete grupos de pesquisa que contemplam a linha da Tecnologia da Informação e Comunicação como foco de sua produção.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio descriptivo cuyo objetivo es analizar los grupos de investigación del área de enfermería que están registrados en la plataforma Lattes de la página web del Consejo Nacional para el Desarrollo Científico y Tecnológico, y que tienen entre sus líneas de investigación la producción del conocimiento en tecnología. A través de los datos obtenidos por medio de encuesta a todos los grupos de investigación de enfermería en el Brasil, que están registrados en el Directorio de los Grupos de Investigación del Consejo Nacional para el Desarrollo Científico y Tecnológico, se identificaron 66 grupos, distribuidos en 29 instituciones de todo el país. El análisis estadístico descriptivo permitió observar una mayor concentración de grupos en las instituciones de la región sudeste del país. La mayoría de los grupos se acerca a la tecnología en sus diversas formas, destacándose siete grupos de investigación que incluyen la línea de Tecnologías de la Información y Comunicación como centro de su producción.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this descriptive study was to analyze the nursing research groups registered in the Lattes platform of the site of Brazilian National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) which present technology knowledge production amongst their lines of research. Through gathering the data available from all the nursing research groups in Brazil, recorded in the Directory of Research Groups of CNPq, 66 groups were identified, distributed throughout 29 institutions in all regions of the country. Descriptive statistics showed the greatest concentration of groups in institutions in the Southeastern region of the country. The majority of the groups approach technology in its various forms, with special focus given to seven research groups that contain the Information and Communication Technology as their main line of research production.
  • Desenvolvimento de uma tecnologia para a detecção e interrupção do episódio da apnéia da prematuridade Artigo Original

    Camargo, Vania Carla; Silva, Sandra Honorato da; Nohama, Percy; Amorim, Mardson de Freitas

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo de desenvolvimento e avaliação de um sistema de detecção e interrupção do episódio de apnéia da prematuridade no recém-nascido pré-termo, utilizando o estimulo vibrotátil para reversão. O sistema foi testado em quatro recém-nascidos pré-termos, em 18 episódios apnéicos observados diretamente nas unidades de terapia intensiva. Para interromper a apnéia o mesmo recém-nascido foi submetido, distintamente, ao estímulo manual e vibratório em 250Hz por quatro segundos. Os dados foram tratados por estatística descritiva. O método de detecção da apnéia mostrou-se satisfatório e o método de interrupção da apnéia por estímulo vibratório promoveu o retorno dos movimentos respiratórios, em nove das 10 apnéias. A tecnologia desenvolvida e testada embora demande continuidade de estudos, vislumbra uma tecnologia promissora para a melhoria da qualidade assistencial em neonatologia.

    Resumo em Espanhol:

    Es un estudio sobre el desarrollo y la evaluación de un sistema de detección e interrupción del episodio de apnea del prematuro en los recién nacidos a término, utilizando el estímulo vibrotáctil de revertir. El sistema fue probado en cuatro recién nacidos prematuros, en 18 episodios de apnea observados directamente en las unidades de cuidados intensivos. Para detener la apnea del recién nacido, el mismo fue sometido, por separado, a la estimulación manual y a las vibraciones a 250Hz por cuatro segundos. Los datos fueron procesados por la estadística descriptiva. El método de detección de la apnea ha demostrado ser satisfactorio y el método de interrupción de la apnea por la estimulación vibratoria promovió el retorno de los movimientos respiratorios, en nueve de las 10 apneas. La tecnología desarrollada y probada aunque requiere la continuidad de estudios, se ve como una tecnología prometedora para mejorar la calidad de la atención en neonatología.

    Resumo em Inglês:

    This is a study of the development and evaluation of a system to detect and interrupt premature apnea episodes in newborn pre-terms, using vibrotactile stimulus as reversal. The system was tested in four preterm newborns involving 18 directly observed apnea episodes in the intensive care units. In order to stop apnea, the newborn was submitted, separately, to manual stimulus and guide vibration at 250Hz by four segundos. The data was analyzed with descriptive statistics. The method of apnea detection was shown to be satisfactory and the method of interrupting sleep apnea through vibratory stimulation promoted the return of respiratory movements in nine of 10 apneas. The technology developed and tested, while it demands continuity of studies, gleams a promising technology for improving the quality care in neonatology.
  • O ensino do exame físico em suas dimensões técnicas e subjetivas Artigo Original

    Silva, Carlos Magno Carvalho da; Sabóia, Vera Maria; Teixeira, Enéas Rangel

    Resumo em Português:

    Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, cujos objetivos foram descrever as concepções dos acadêmicos de enfermagem sobre a prática do exame físico destacando as dimensões subjetivas e discutir o ensino desta prática na perspectiva do cuidado clínico de enfermagem. Utilizou-se como técnicas para coleta de dados a entrevista semiestruturada direcionada a acadêmicos do quarto período do Curso de Enfermagem, e a observação participante, realizada durante a consulta realizada por estes sujeitos sob o auxílio de professores, monitores e enfermeiros. Os relatos dos acadêmicos foram analisados à luz da hermenêutica-dialética e agrupados em categorias - a comunicação interpessoal; a ética e a estética do corpo e as tecnologias envolvidas no ensino. A atividade do exame físico precisa considerar sua complexidade relacional e técnico-científico, viabilizando a humanização do cuidado de enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Es una investigación cualitativa, descriptiva y exploratoria, cuyos objetivos fueron describir los conceptos de los estudiantes de enfermería sobre la práctica del examen físico haciendo hincapié en la dimensión subjetiva y discutir la enseñanza de esta práctica en la perspectiva clínica de cuidados de enfermería. Como técnica de recolección de datos se utilizó la entrevista semiestructurada, dirigida a los estudiantes del cuarto período del curso de enfermería, y la observación participante, realizada durante la consulta conducida por estos sujetos, asistidos por profesores, tutores y enfermeros. Los informes de los estudiantes fueron analizados a luz de la hermenéutica-dialéctica y agrupados en categorías comunicación interpersonal, la ética y la estética del cuerpo y las tecnologías que intervienen en la educación. La actividad del examen físico debe considerar su complejidad relacional y técnico científica, permitiendo la humanización de la atención de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this qualitative, descriptive, and exploratory study was to describe nursing students' conceptions of the physical examination practice, highlighting its subjective dimensions and discussing the teaching of this practice baesd on clinical nursing care. Techniques for data collection included semi-structured interviews of fourth semester Nursing students and peer observation, performed with the aid of teachers, monitors, and nurses. The students' reports were analyzed according to hermeneutic-dialectics and grouped into the following categories: interpersonal communication; ethics and aesthetics of the body; and technologies involved in teaching. The activity of physical examination must consider its relational and technical-scientific complexity, promoting the humanization of nursing care.
  • Produção, fluxo e análise de dados do sistema de informação em saúde: um caso exemplar Artigo Original

    Thaines, Geovana Hagata de Lima Souza; Bellato, Roseney; Faria, Ana Paula Silva de; Araújo, Laura Filomena Santos de

    Resumo em Português:

    Os Sistemas de Informação em Saúde, tem sido utilizados como ferramentas capazes de armazenar a produção de dados para subsidiar a avaliação em saúde. Indagamos como esses dados são produzidos e analisados e como o usuário é visualizado no sistema. Trata-se de um Estudo de Caso que possibilitou analisar a configuração da rede de informação em saúde a partir do desenho analítico sobre a produção, fluxo e análise dos dados nos diferentes níveis de atenção à saúde em relação ao Sistema de Informação da Atenção Básica e Sistema de Cadastro Nacional de Portadores de Hipertensão e Diabetes. Evidenciamos que os dados que compõem esses Sistemas de Informação em Saúde não estão sendo analisados, consequentemente, não permitem a análise situacional em saúde e/ou produção de informações para o planejamento da assistência e resolutividade das ações de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Los Sistemas de Información en Salud han sido utilizados como una herramienta capaz de almacenar la producción de datos e información para apoyar la evaluación en salud. Para el presente estudio, investigamos cómo esos datos se producen y se interpretan, y cómo se muestra al usuario en el sistema. Es un Estudio de Caso en el que se ha examinado la configuración de la red de información para la salud, desde el diseño de análisis de la producción y el flujo de los datos generados y analizados en los diferentes niveles de atención a la salud en el Sistema de Información de Atención Primaria y del Registro Nacional de las Personas con Hipertensión y Diabetes. Los resultados muestran que los datos que componen esos Sistemas de Información en Salud no permiten el análisis de la situación en materia de salud y/o producción de información para la planificación de la atención y resolución de las acciones de salud.

    Resumo em Inglês:

    Information Systems in Health has been used as a tool capable of storing the production data and information to support assessment in health. We ask how these data are produced and interpreted and how the user is displayed in the System. This is a Case Study that has examined the configuration of the network of health information from the design analysis on the production and flow of data generated and analyzed in different levels of health care in the Information System of Primary Care System and National Register of Persons with Hypertension and Diabetes. Show that the data that comprise those in Health Information Systems do not allow the situational analysis on health and/or production of information on the planning of care and resolution of health actions.
  • Produções tecnológicas em enfermagem em um curso de mestrado Artigo Original

    Prado, Marta Lenise do; Backes, Vânia Marli Schubert; Reibnitz, Kenya Schimdt; Cartana, Maria do Horto Fontoura; Abe, Karen Lury; Rocha, Patrícia Kuerten; Canever, Bruna Pedroso

    Resumo em Português:

    Estudo descritivo-exploratório, de abordagem quantitativa cujo objetivo foi identificar as diferentes tipologias de tecnologias convergentes-assistenciais propostas no Curso de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina-Brasil, de 2001 a 2004. O marco referencial foi baseado no conceito de tecnologias convergentes-assistenciais e suas tipologias. Foram analisadas 92 dissertações, das quais 69 foram consideradas como prováveis produções tecnológicas, sendo então classificadas segundo a tipologia proposta. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Os resultados demonstram a diversidade de tipos de tecnologias produzidas no contexto do curso, sendo que se destacam as tecnologias convergente-assistenciais de educação, seguidas pelas de cuidado e as interpretativas de situações de clientes, denotando uma preocupação com o repensar e a reconstrução das práticas em enfermagem e saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio descriptivo-exploratorio, con abordaje cuantitativo, cuyo objetivo fue identificar las tipologías de tecnologías desarrolladas en el Curso de Maestría en Enfermería, de la Universidad Federal de Santa Catarina-Brasil, de 2001 a 2004. El marco teórico referencial se basó en el concepto de tecnologías convergentes-asistenciales y sus tipologías. Se analizaron 92 tesis, de las cuales, el resultado de 69 se consideró como probable tecnología. Esas tesis fueron clasificadas según la tipología propuesta. Los datos se analizaron por medio de estadística simple. Los resultados muestran la diversidad de tecnologías producidas en el curso, donde se destacan las tecnologías de educación, aplicadas en distintos contextos y participantes, seguidas por las tecnologías de cuidado y las interpretativas de situaciones de clientes, lo que indica una preocupación con la reflexión y la reconstrucción de las prácticas en Enfermería y salud.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this descriptive-exploratory study with a quantitative approach was to identify the different typologies of convergent-assistance technologies proposed in the Master's Course in Nursing at the Federal University of Santa Catarina, Brazil between 2001 and 2004. The theoretical reference was based upon the concept of convergent-assistance technologies and their typologies. Ninety-two Master's theses were analyzed, of which sixty-nine were considered as probable technological productions and thus were classified according to the proposed typology. The data was analyzed using simple statistics. The results demonstrate diversity among types of technologies which have been produced in the context of the program, highlighting educational convergent-assistance technologies, followed by care, then interpretive technologies concerning client situations, denoting a concern for rethinking and reconstructing Nursing and health care practices.
  • Avaliação de mapas conceituais elaborados por estudantes de enfermagem com o apoio de software Artigo Original

    Cogo, Ana Luísa Petersen; Pedro, Eva Néri Rubim; Silva, Ana Paula Scheffer Schell da; Specht, Andréia Martins

    Resumo em Português:

    Este estudo objetiva avaliar a estratégia de utilização de mapas conceituais elaborados com o software CmapTools®, no curso na modalidade a distância denominado Introdução a Anamnese e ao Exame Físico de Enfermagem. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, que contou com a participação de 20 estudantes de graduação em enfermagem. Os dados foram obtidos por meio da avaliação dos 11 mapas conceituais elaborados no curso, da avaliação escrita da atividade realizada e das informações obtidas pela técnica de grupo focal. A partir da análise temática, identificou-se que os estudantes demonstraram apropriação dos principais conceitos necessários na elaboração dos mapas conceituais, devendo ainda aperfeiçoar a expressão de reflexões críticas. Os mesmos avaliaram a atividade como positiva por possibilitar a síntese dos temas em estudo e ter aplicações futuras. Constatou-se a importância de desenvolver, com os estudantes de enfermagem, mapas conceituais com o apoio de software.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del presente estudio es evaluar la estrategia de utilización de mapas conceptuales elaborados con el software CmapTools®, en el curso a distancia Introducción a la Anamnesis y al Examen Físico de Enfermería. La investigación, desarrollada con la metodología del estudio de caso cualitativo, contó con la participación de 20 estudiantes de enfermería. Los datos se originaron de la evaluación de los 11 mapas conceptuales elaborados por los alumnos del curso y analizados por medio de la técnica de los grupos focales. A partir del análisis temático se identificó que los alumnos demostraron apropiación de los principales conceptos necesarios para la elaboración de los mapas conceptuales, pero siendo necesario perfeccionar la expresión de reflexiones críticas. Los estudiantes evaluaron positivamente la actividad ya que posibilita la síntesis de los temas estudiados y permite aplicaciones futuras. Se pudo constatar la importancia de desarrollar, con los estudiantes de enfermería, mapas conceptuales utilizando software.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at evaluating the strategy of using conceptual maps created with the CmapTools® software in "Introduction to Anamnesis and Physical Exams in Nursing", a distance-learning course. Twenty individuals participated in this qualitative case study. Data was obtained by means of evaluating 11 conceptual maps created by the students in the course, submitting them to descriptive statistics; through student written evaluations of the activity; and the information obtained by the focus group technique, both submitted to thematic analysis. This study identified that the students demonstrated an approximation to the main concepts needed in map creation, with a need to improve their critical thinking expression. The students evaluated the activity positively, in that it allows for synthesis of the themes being studied and has future applications. Creating conceptual maps together with nursing students by using software support was considered important.
  • Representações socias dos enfermeiros sobre a tecnologia no ambiente da terapia intensiva Artigo Original

    Silva, Rafael Celestino da; Ferreira, Márcia de Assunção

    Resumo em Português:

    Objetiva-se identificar as representações sociais dos enfermeiros novatos e veteranos sobre a tecnologia própria aos ambientes de cuidados intensivos e analisar suas influências no cuidado ao cliente. Pesquisa qualitativa-descritiva com 24 enfermeiros de uma unidade cárdio-intensiva. Utilizou-se a Teoria das Representações Sociais, a entrevista semiestruturada e a análise temática de conteúdo. As representações sociais sobre a tecnologia se formam articuladas à gravidade e risco de morte do cliente, o que requer cuidados diferenciados e especiais. Por isso, o profissional deve ter características peculiares para atuar neste setor. Não há diferenças nas representações sociais de novatos e veteranos, mas a inexperiência dos novatos diferencia suas ações. Conclui-se que sejam necessárias estratégias que levem os enfermeiros a (re)interpretarem a tecnologia e políticas de alocação por especialidades e preferências dos enfermeiros pelos setores de atuação.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del estudio es identificar las representaciones sociales de los enfermeros novatos y veteranos sobre la tecnología propia a los ambientes de cuidados intensivos y analizar sus influencias en el cuidado al cliente. Investigación cualitativa descriptiva con 24 enfermeros de una unidad de terapia intensiva cardiológica. Se utilizó la Teoría de las Representaciones Sociales, la entrevista semiestructurada y el análisis temático de contenido. Las representaciones sociales sobre la tecnología se forman articuladas a la gravedad y riesgo de muerte del cliente, por lo que se requiere cuidados diferenciados y especiales. Por ello, el profesional debe tener características peculiares para laborar en ese sector. No hay diferencias en las representaciones sociales de los novatos y los veteranos, pero la inexperiencia de los novatos diferencia sus acciones. Se concluye que son necesarias estrategias que lleven los enfermeros a (re)interpretar la tecnología, y políticas de asignación de los enfermeros por especialidades y preferencias por los sectores de actuación.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is to identify the social representations of novice and veteran nurses concerning proper technology for intensive care environments and to analyze their influences on client care. It is a qualitative-descriptive study involving 24 cardio-intensive unit nurses. The Social Representations Theory, the semi-structured interview, and thematic content analysis were used. Social representations concerning technology are formed articulated to the gravity and risk of client death, which requires differentiated and special care. Therefore, the professional must have peculiar characteristics to perform in this sector. There are not differences in novice and veteran social representations, but the inexperience of novices differentiates their actions. One concludes that strategies that lead nurses to reinterpret the technology, as well as allocation policies for specialties and preferences of the nurses for the performance sectors are necessary.
  • Conhecimento da família acerca da condição crônica na infância Artigo Original

    Araújo, Yana Balduíno de; Collet, Neusa; Moura, Flávia Moura de; Nóbrega, Rosenmylde Duarte da

    Resumo em Português:

    Estudo qualitativo que objetivou identificar o conhecimento da família acerca da condição crônica na infância e dos cuidados específicos a serem realizados no domicílio. Os dados foram coletados na clínica pediátrica do Hospital Universitário Lauro Wanderley com sete acompanhantes das crianças com doença crônica entre janeiro e abril de 2008. A técnica de coleta foi a entrevista semi-estruturada. A interpretação dos dados seguiu os fundamentos da análise temática. Os resultados revelam que as informações às famílias têm ocorrido de forma sutil gerando dificuldades em apreendê-las por conter um conteúdo técnico e específico do vocabulário médico, impossibilitando o desenvolvimento da autonomia no cuidado com a criança portadora de doença crônica. O conhecimento da família acerca da doença do filho é insuficiente para o desenvolvimento do cuidado no domicílio. A equipe de saúde precisa interagir com a família desencadeando um processo de autonomia para o cuidado no domicílio.

    Resumo em Espanhol:

    Investigación cualitativa que tuvo como objetivo identificar el conocimiento de la familia acerca de la patología crónica en la infancia y de los cuidados específicos que deben ser realizados en el domicilio. Los datos fueron recolectados en la clínica pediátrica del Hospital Universitario Lauro Wanderley con siete acompañantes de los niños con diagnóstico de enfermedad crónica, entre enero y abril de 2008. La técnica de recolección fue la entrevista semiestructurada. La interpretación de los datos sigue el método de análisis temático. Los resultados revelan que las informaciones a las familias han ocurrido de forma sutil y las madres sienten dificultades en asimilar las orientaciones, ya que ellas poseen un contenido técnico y específico del vocabulario médico, imposibilitando el desarrollo de la autonomía en el cuidado con el niño portador de enfermedad crónica. El conocimiento de las madres acerca de la enfermedad del niño no es suficiente para el desarrollo del cuidado en el domicilio. El equipo de salud necesita interactuar con la familia desencadenando un proceso de autonomía para el cuidado en el domicilio.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this qualitative study was to identify the knowledge from the family about the chronic condition in childhood, as well as specific care to be given in their home. The data was collected at the pediatric clinic of the Lauro Wanderley University Hospital in Brazil, involving seven care takers of children diagnosed with a chronic disease between January and April of 2008. The collection technique was the semi-structured interview. Data interpretation followed the thematic analysis method. The results reveal that the information given to the family has been given in a very subtle way and the mothers feel difficulties in learning the orientations, given the technical and specific medical vocabulary. This impedes the development of autonomy in their administration of care for the child who has a chronic disease. Mothers' knowledge about their child's disease is not enough for the development of home care. The health team needs to interact with the family, creating the domino effect towards a process of autonomous home care.
  • A produção do conhecimento em enfermagem e envelhecimento: estudo bibliométrico Artigo Original

    Ravelli, Ana Paula Xavier; Fernandes, Gisele Cristina Manfrini; Barbosa, Sayonara de Fátima Faria; Simão, Eunice; Santos, Silvia Maria Azevedo dos; Meirelles, Bettina Horner Schlindwein

    Resumo em Português:

    As bases de dados eletrônicas são ferramentas promotoras de conhecimento e possibilitam o desenvolvimento científico e tecnológico na área da saúde e da enfermagem. Este estudo bibliométrico teve como objetivo mapear os artigos originais sobre enfermagem e envelhecimento, publicados no período de 2003 a 2008 na base de dados SciELO, Brasil. Foram selecionados 115 artigos, analisados descritivamente quanto à formação, titulação e atuação dos autores, às instituições representadas nos artigos, aos periódicos em que foram publicados e aos descritores mais citados. Os resultados apontam uma significativa participação de enfermeiros, doutores e docentes no desenvolvimento de estudos. Há predomínio nas publicações de instituições de ensino e pesquisa provenientes da região Sudeste. Os resultados evidenciam a importância desses centros de pesquisa e de divulgação do conhecimento.

    Resumo em Espanhol:

    Las bases de datos electrónicas son herramientas para promover el conocimiento y permitir el desarrollo científico y tecnológico en el área de la salud y de la enfermería. Este estudio es bibliométrico y su objetivo es mapear los artículos originales de enfermería sobre el envejecimiento, publicados en el período de 2003 a 2008, en la base SciELO. Se seleccionaron 115 artículos, analizados descriptivamente en relación a: la formación, el rendimiento y la valoración de los autores, las instituciones representadas en los artículos, los periódicos en que fueron publicados y los descriptores más citados. Los resultados muestran una significativa participación de los enfermeros, doctores y profesores en el desarrollo de esos estudios. En las publicaciones hay un predominio de instituciones de enseñanza e investigación de la región sudeste del Brasil. Los resultados evidencian la importancia de esos centros en la investigación y divulgación del conocimiento.

    Resumo em Inglês:

    Electronic databases are knowledge promotion tools and allow the scientific and technological development in nursing and health. The objective of this bibliometric study was to map original articles on nursing and aging, published from 2003 to 2008 in the Brazilian SciELO database. 115 articles were selected and then analyzed descriptively concerning the authors' formal education, degree attained, and activities, as well as the institutions represented in articles, the journal where the papers had been published, and the most cited keywords. The results point to a significant participation among nurses, physicians, and professors in the development of studies. There was predominance of education and research institutions and research in the publications which originated from the southeastern region of Brazil. The results evidence the importance of these research centers and knowledge dissemination on this subject.
  • Produção física e financeira dos procedimentos cirúrgicos em hospitais sob gestão minicipal em Ribeirão Preto-SP Artigo Original

    Chaves, Lucieli Dias Pedreschi; Anselmi, Maria Luiza; Santos, Claudia Benedita dos

    Resumo em Português:

    Estudo exploratório com objetivo descrever a produção física e financeira dos procedimentos cirúrgicos, nas internações hospitalares remuneradas pela Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, segundo prestador, período 1996-2003. A coleta de dados utilizou a pesquisa documental em banco de dados oficiais da Secretaria Municipal de Saúde sobre internações em cinco hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde. No período houve incremento de 73,1% na produção física e de 121,6% nos recursos financeiros, concentrados nas subespecialidades de ortopedia/traumatologia, gastroenterologia e cirurgias do sistema cardiovascular/linfático. Constatamos a especialização de hospitais em algumas subespecialidades cirúrgicas. A variação na produção evidencia que subespecialidades de maior incorporação tecnológica e melhor remuneração apresentam incremento. O estudo não apresenta estimativas para os anos subseqüentes, o comportamento das diferentes subespecialidades ou diferentes prestadores hospitalares do município, entretanto incremento na produção física e financeira dos procedimentos cirúrgicos, no município estudado, justifica uma análise crítica do gestor do sistema.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio exploratorio tuvo como objetivo describir la producción material y financiera de los procedimientos quirúrgicos realizados en las hospitalizaciones remuneradas por la Secretaría Municipal de Salud de Ribeirão Preto, según un prestador de servicios, de 1996 a 2003. Para la recolección de los datos se utilizó la investigación documental en bases de datos oficiales de la Secretaría Municipal de Salud sobre hospitalizaciones en cinco hospitales con convenio con el Sistema Único de Salud. En el período estudiado hubo un aumento del 73,1% en el número de hospitalizaciones y 121,6% en los recursos financieros, especialmente en las subespecializaciones de ortopedia/traumatología, gastroenterología y cirugías del sistema cardiovascular y linfático. Se constató la especialización de hospitales en subespecialidades quirúrgicas. La variación en la producción evidencia un incremento en las subespecialidades con mayor incorporación tecnológica y mejor remuneración. El estudio no presenta estimaciones para los años siguientes, ni para el comportamiento de las diferentes subespecialidades o diferentes prestadores de servicios hospitalarios en el municipio, sin embargo, el aumento en la producción financiera y de los procedimientos quirúrgicos en el municipio estudiado, justifica el análisis crítico por el gestor del sistema.

    Resumo em Inglês:

    This exploratory study aimed to describe the physical and financial terms of surgical procedures in hospitalizations from 1996 to 2003 covered by the Municipal Health Secretary in Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil, according to providers. Data collection used documental research in official Municipal Health Secretary databases about hospitalizations in five hospitals associated to the Brazilian Federal Health Care System. During the period there was a 73.1% increase in procedure production and a 121.6% increase in financial resources, mostly in orthopedics/trauma, gastroenterology, and cardiovascular/lymphatic system surgeries. We note hospital specialization in some surgical sub-specializations. Variation among production evidences increases in sub-specializations involving higher use of technologies and better remuneration. This study does not present estimates for subsequent years, behavior of the different subspecialties, or the different hospital service providers in the city. However, the significant increase in the physical and financial terms of surgical procedures justifies critical analysis from the system manager.
  • Sistema baseado em conhecimento para apoio à identificação dos focos do processo corporal da CIPE® Artigo Original

    Rosso, Mariângela; Silva, Sandra Honorato da; Scalabrin, Edson Emílio

    Resumo em Português:

    A CIPE® vem se consolidando no cenário mundial como um sistema unificado da linguagem de enfermagem, que permite ao enfermeiro documentar sistematicamente a prática assistencial. Demanda para sua maior utilização ferramentas facilitadoras que favoreçam sua incorporação nas ações diárias dos profissionais. O objetivo deste estudo é descrever a concepção e desenvolvimento de um sistema baseado em conhecimento de apoio para a identificação dos focos da CIPE®. Trata-se de um estudo híbrido que contemplou o desenvolvimento do sistema e pesquisa para validação do conteúdo. O sistema é constituído por 219 regras de produção, relacionadas aos focos do processo corporal, com perguntas de interface formuladas de forma semelhante àquela utilizada pelo enfermeiro, quando da elaboração do histórico de enfermagem. Obteve-se 88,43% no Índice de Validade de Conteúdo. Acredita-se que o sistema proposto contribuirá para que o valor do conhecimento trazido pela CIPE® seja realçado e disseminado aos atores que dela necessitam.

    Resumo em Espanhol:

    El CIPE® se ha consolidado en el mundo como un sistema unificado del lenguaje de la enfermería, permitiendo que el enfermero documente de forma sistemática la práctica asistencial. El sistema demanda para su mejor utilización herramientas que promuevan su incorporación en las actividades diarias de los profesionales. El objetivo de este estudio es describir el diseño y desarrollo de un sistema basado en el conocimiento para apoyar la identificación de los focos del CIPE®. Se trata de un estudio híbrido que incluye el desarrollo del sistema y la investigación para la validación de contenido. El sistema consta de 219 normas de producción relacionadas a los focos del proceso, con preguntas planteadas en una interfaz similar a la utilizada por los enfermeros durante la elaboración de la historia de enfermería. Se obtuvo el 88, 43% en el Índice de Validez del Contenido. Se cree que ese sistema contribuirá para que el valor de los conocimientos presentados por CIPE® sea destacado y difundido a los que lo necesitan.

    Resumo em Inglês:

    CIPE® has been consolidating itself worldwide as a unified nursing language system, and thus allows nurses to systematically document their care practice. Increased use of CIPE® demands facilitating tools which favor its incorporation into daily nursing actions. The aim of this study is to describe the design and development of a knowledge-based system used to support the identification of CIPE® outbreaks. This is a hybrid study that included the development of the system and research for content validation. The system consists of 219 production rules in relation to outbreaks of the body process, with questions raised in an interface similar to that used by nurses when preparing the history of nursing. It obtained an 88.43% Content Validity Index. It is believed that the proposed system will contribute to the value of knowledge brought by CIPE ® and will be highlighted and disseminated to actors who need it.
  • Visita musical como uma tecnologia leve de cuidado Artigo Original

    Bergold, Leila Brito; Alvim, Neide Aparecida Titonelli

    Resumo em Português:

    Esse estudo teve por objetivo descrever as concepções de clientes hospitalizados sobre as visitas musicais e analisar a importância dessas visitas no contexto hospitalar. Utilizou como bases teóricas a teoria humanística do cuidado de enfermagem de Jean Watson e as contribuições de Even Ruud sobre música e contexto cultural. O estudo foi realizado com abordagem qualitativa, e para produção de dados utilizou o Método Criativo e Sensível através de três dinâmicas denominadas Corpo-Musical. Os sujeitos foram 14 clientes internados em um hospital militar da cidade do Rio de Janeiro. A análise dos dados foi baseada na análise de discurso. Os resultados indicam que as visitas musicais promovem conforto, bem-estar, expressão de emoções, autonomia e estimulam a criação de recursos próprios aos clientes hospitalizados. Estes também apontam a influência benéfica das visitas para o ambiente hospitalar ao promover a comunicação e integração dos seus participantes.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo el objetivo de describir las concepciones de los pacientes hospitalizados acerca de las visitas musicales y analizar la importancia de esas visitas en el contexto hospitalario. La base teórica utilizada en este estudio fue la teoría humanística del cuidado de enfermería de Jean Watson y las contribuciones de Even Ruud acerca de la música y del contexto cultural. Los datos de la investigación fueron producidos por medio del método creativo-sensible a través de tres dinámicas denominadas cuerpo musical. Los sujetos fueron 14 pacientes internados en un hospital militar de la ciudad de Rio de Janeiro. Para el análisis de los datos fue utilizado el análisis del discurso. Los resultados indican que las visitas musicales producen confort, bienestar, expresión de las emociones, autonomía y estimulan la creación de recursos propios a los pacientes hospitalizados. Los sujetos también señalan el beneficio de las visitas para el ambiente hospitalario al promover la comunicación e integración de los participantes

    Resumo em Inglês:

    This study had as purpose to describe hospitalized client's conceptions on musical visitations and to analyze the importance of these visitations in the hospital context. The theoretical basis used on this study was Jean Watson's humanistic theory of nursing care and the contributions of Even Ruud related music and cultural context. A qualitative approach was used, and Sensitive-Creative Methodology was used for the data production through three dynamics called Body-Musical. The subjects were 14 clients admitted at a military hospital in Rio de Janeiro, Brazil. Data were analyzed by discourse analysis. The results indicate that musical visitations promote comfort, well-being, expression of emotions, autonomy and stimulate the creation of self resources for the hospitalizated clients. These also point the positive influence of visits to promote communication and the integration of participants at the hospital environment.
  • Demarcação histórica da enfermagem na dimensão tecnológica Reflexão

    Paim, Lygia; Martins, Cleusa Rios; Paese, Fernanda; Bresciani, Helga Regina; Callegaro, Giovana Dorneles

    Resumo em Português:

    Trata-se de uma reflexão com o propósito de esboçar uma demarcação histórica da Enfermagem brasileira em construção tecnológica no âmbito de suas práticas profissionais. Historicamente a relação entre a enfermagem e a tecnologia é permeada por períodos de isolamento do sistema cientifico-tecnológico em trabalho mais artesanal e, posteriormente, pela busca desse conhecimento científico. A Enfermagem vem estruturando um corpo de conhecimento, iniciado com o pioneirismo do saber profissional. Em diferentes períodos de construção tecnológica, estão identificados, em linguagem metafórica, como "fases lunares" para a compreensão de tempos de oscilação político-sociais e qualidade da produção. A "crescente" pioneira, seguida da fase "lua nova" com inventos e adaptações de enfermagem e, finalmente, destacada pela tônica da pós-graduação e expansão dos Cursos de Graduação; uma "lua mais plena", possibilitando registros, patentes tecnológicas e desenvolvimento de projetos de pesquisa. A natureza do estudo trouxe questões próprias da evolução do momento tecnológico da enfermagem brasileira.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de una reflexión que tiene el propósito de delinear una demarcación histórica de la Enfermería brasileña en la dimensión tecnológica a través de sus prácticas profesionales. Históricamente, la relación entre la enfermería y la tecnología se caracterizó por muchos períodos de aislamiento del sistema científico/tecnológico, con un trabajo más artesanal, y, más tarde, por la búsqueda de ese conocimiento científico. La enfermería ha construido un cuerpo de conocimientos, que comenzó con la actitud pionera del saber profesional. Los diferentes períodos de construcción tecnológica de la enfermería se pueden identificar, en lenguaje metafórico, como las "fases de la luna", lo que permite comprender los tiempos de oscilación político/sociales y la calidad de la producción. La fase "creciente" corresponde a la etapa pionera, seguida de la fase de "luna nueva" con las invenciones y adaptaciones de la enfermería y, la última fase, destacada por la tónica del postgrado y la expansión de los Cursos de pregrado: "una luna llena", con registros, patentes tecnológicas y desarrollo de proyectos de investigación. Por su naturaleza, ese estudio plantea cuestiones propias de la evolución tecnológica de la enfermería brasileña.

    Resumo em Inglês:

    This paper consists of describing a reflection about historical demarcation of Nursing in Brazil technologically speaking through of its professional practices. Historically the relation between nursing and technology is mediated by phases of isolation of the scientific-technological work, replaced for a manual one, and finally by the search of scientific knowledge. Thus, Nursing has been building a body of knowledge, started with the pioneering professional background. In different periods of technological background, have been identified in metaphorical language such as "moon phases" about understanding of time of political and social instability, at the same time with the quality of production. The growing initial phase, are followed by "of the new moon" with discoveries and adaptations of nursing and finally, a time characterized by the post-graduation and expansion of undergraduate programs; one "complete full moon" allowing records, patents and technological development of research projects. The nature of this study brought its own questions to the evolution of the technological moment of Brazilian nursing
  • Inovação tecnológica no ensino da semiotécnica e semiologia em enfermagem neonatal: do desenvolvimento à utilização de um software educacional Relato De Experiência

    Fonseca, Luciana Mara Monti; Góes, Fernanda dos Santos Nogueira de; Ferecini, Geovana Magalhães; Leite, Adriana Moraes; Mello, Débora Falleiros de; Scochi, Carmen Gracinda Silvan

    Resumo em Português:

    As novas tecnologias têm apresentado as inúmeras possibilidades do uso do computador na educação. Assim, objetivamos descrever o processo de desenvolvimento de um software educacional sobre semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo. Utilizamos o referencial pedagógico da problematização e a metodologia de desenvolvimento de software de Bernardo. Resulta que o software Semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo apresenta tecnologia avançada, informatizada, interativa e com simulações que permitem a aproximação máxima da realidade, apresentando, gradativamente, a complexidade e as especificidades do recém-nascido pré-termo. Por meio de recursos de hipertexto apresenta-se uma série de mídias integradas: fotos, figuras, vídeos e sons. Este software possibilita aos docentes e estudantes vivenciar a inter-relação entre quatro vertentes: o conteúdo de semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo, novas abordagens pedagógicas, inovações tecnológicas em educação e utilização da primeira fase do Processo de Enfermagem atribuindo a organização do conteúdo em necessidades humanas básicas.

    Resumo em Espanhol:

    Las nuevas tecnologías han presentado numerosas posibilidades del uso de la computadora en la educación. Por lo tanto, el objetivo de este estudio es describir el proceso de desarrollo de un software educacional sobre Semiotécnica y semiología del recién nacido prétermino. Se utilizó el referencial pedagógico de la problematización y la metodología de desarrollo de software de Bernardo. El software Semiotécnica y semiología del recién nacido prétermino presenta una tecnología avanzada, informatizada, interactiva y con simulaciones que permiten la aproximación máxima de la realidad, presentando, gradualmente, la complejidad y las especificidades del recién nacido prétermino. Con el uso de recursos de hipertexto, son presentadas una serie de medias: fotos, figuras, vídeos y sonidos. El software posibilita que los docentes y estudiantes experimenten la interrelación entre cuatro vertientes: el contenido de la semiotécnica y semiología del recién nacido prétermino, nuevas aproximaciones pedagógicas, innovaciones tecnológicas en educación, y, utilización de la primera fase del Proceso de Enfermería atribuyendo la organización del contenido en necesidades humanas básicas.

    Resumo em Inglês:

    New technologies have presented numerous possibilities for computer use in teaching. As such; we aim to describe the development process of an educational software about Semiology and semiotechnique for preterm newborns. The pedagogical framework of problematization and Bernardo's software development methodology were used. Results showed that the Semiotechnique and Semiology of preterm newborns software presents advanced, computerized, and interactive technology. Its simulations allow for maximum approximation to reality, gradually presenting the complexities and specificities of preterm newborns. Hypertext resources allow us to present a series of integrated media: photos, videos, and sounds. This software permits professors and students to experience the inter-relationship along four aspects: the content of semiology and semiotechnique of preterm newborns; new pedagogical approaches; technological innovations in education; and use of the first phase of the Nursing Process, attributing to content organization in basic human needs.
  • Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde Relato De Experiência

    Pires, Maria Raquel Gomes Maia; Spagnol, Carla Aparecida; Brito, Maria José Menezes; Gazzinelli, Maria Flávia de Carvalho; Montenegro, Lívia Cozer

    Resumo em Português:

    Relata-se a experiência do ensino da administração em saúde em conversas com as expressões artísticas no curso de graduação em enfermagem, mediadas pela obra - As Intermitências da Morte, de José Saramago. Teoriza-se sobre o desenvolvimento da autonomia, do potencial criativo e da capacidade de abstração na formação de enfermeiros por meio da interface entre a arte e a educação. Objetiva-se refletir sobre as possibilidades de aprendizagem a partir das expressões da arte, bem como analisar a experiência do ensino da gestão do Sistema Único de Saúde em diálogo com a arte e a educação. A vivência indica que a interface entre a produção acadêmica, a teorização das práticas, a criatividade, a abstração ética e estética produz sentidos de aprendizagem que ultrapassam a racionalidade instrumental, contribuindo para a formação de cidadãos e profissionais de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    En este estudio se describe una experiencia vivida en la enseñanza de la asignatura Administración en Salud, en el curso de enfermería, la cual fue mediada por el libro - Las Intermitencias de la Muerte de José Saramago. Se discute sobre el desarrollo de la autonomía, el potencial creativo y la capacidad de abstracción en la formación de enfermeros, a través de la interfaz entre arte y educación. Su objetivo es reflexionar sobre las posibilidades de aprendizaje usando las expresiones del arte, así como analizar la experiencia de la enseñanza de la gestión del Sistema Público de Salud en diálogo con el arte y la educación. La experiencia vivida indica que la interfaz entre la producción académica, la teorización de las prácticas, la creatividad, la abstracción ética y estética produce sentidos de aprendizaje que van más allá de la racionalidad instrumental, lo que contribuye a la formación de ciudadanos y profesionales de salud.

    Resumo em Inglês:

    In this study is described an experience on teaching of health administration in a nursing graduation course, mediated by José Saramago's book titled - The Intermittency of the Death. It is discussed the autonomy development, the creativity potential and the abstraction capacity during the nursing graduation course, through the interface between art and education. Claiming to show the learning possibilities with the use of art expressions and analyzing the experience of teaching Public Health System management in dialogue with art and education, begins a theoretical reflection on health administration content with the art expression. The experience indicates that the interface between the academic production, the practice theory, the creativity, the ethical and aesthetical abstraction produces learning that goes beyond of the rationality instrumental, contributing to capacity citizens and health professionals.
  • A arte como processo tecnológico de compreensão e (re)significação do trabalho em saúde Relato De Experiência

    Couto, Zélia de Fátima Seibt; Cezar-Vaz, Marta Regina; Svaldi, Jacqueline Sallete Dei

    Resumo em Português:

    O texto apresenta o resultado de um processo dialógico transversal entre o conteúdo da arte, trabalho e saúde mediado por experiências sensíveis em arte-educação, como processo tecnológico de compreensão e re-significação do trabalho em saúde. Descreve-se detalhadamente um experimento em arte-educação desenvolvido com grupos de profissionais de uma Especialização em Saúde da Família da Universidade Federal do Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Apresenta-se o produto de um processo tecnológico de arte-educação nos seus significantes, a partir das vivências - Espaçograma: para o outro a partir de si e Memória: retomando o processo de trabalho, onde as histórias contadas referiam-se aos elementos do processo de construção coletiva, tendo como tema central a Saúde da Família, articulados com a realidade histórica do trabalho em saúde, sua síntese e re-significação.

    Resumo em Espanhol:

    En este texto se presenta el resultado de un proceso dialógico transversal entre el conocimiento del arte, el trabajo y la salud, el cual es mediado por experiencias sensibles en arte-educación, como una herramienta tecnológica para la comprensión y significación del trabajo en salud. Se describe en detalle una experiencia en arte-educación desarrollada con un grupo de profesionales de enfermería y medicina de un Curso de Especialización en Salud Familiar de la Universidade Federal de Rio Grande, Rio Grande do Sul. Se presenta el producto de un proceso tecnológico de arte-educación en su significante, a partir de las experiencias Espaçograma: para el otro a partir de sí mismo, y, Memoria: retomando el proceso de trabajo, donde las historias contadas se refirieron a los elementos del proceso de construcción colectiva, cuyo tema central fue la Salud Familiar, articulado con la realidad histórica del trabajo en salud, su síntesis y significación.

    Resumo em Inglês:

    This text presents the result of a transversal dialogical process permeating the content of art, work, and health care mediated by sensory experiences in art-education as a technological process of understanding and re-significance of health care work. An art-education experiment developed with a group of a nursing and medical professionals from a Family Health Specialization of the Federal University of Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil, is described in full detail. The art-education technological process product in its significances is presented, based on the following experiences: Space-o-gram: for the other based upon itself; and Memory: retaking the work process, where the histories referred to the elements of the collective construction process, with its central theme as Family Health, articulated with the historical reality of the health care work, its synthesis, and re-significance.
  • Aplicativo informatizado com o nursing activities score: instrumento para gerenciamento da assistência em unidade de terapia intensiva Relato De Experiência

    Castro, Meire Cristina Novelli e; Dell'Acqua, Magda Cristina Queiroz; Corrente, José Eduardo; Zornoff, Denise de Cássia Moreira; Arantes, Lucas Frederico

    Resumo em Português:

    A gravidade do paciente ou o número de intervenções nem sempre serão proporcionais à carga de trabalho de enfermagem. Este estudo descritivo teve como objetivo demonstrar a trajetória da construção de um aplicativo (software) com o conteúdo do Nursing Activities Score e suas características operacionais. Foi realizado um teste piloto com 12 pacientes seguindo-se a coleta de dados por 90 dias consecutivos em 123 pacientes. Houve compatibilidade na transmissão de dados do Personal Digital Assistent para o computador de mesa, via wireless. A construção do aplicativo resultou em um sistema com coleta e administração de dados e permitiu realizar a interface gráfica. A utilização do aplicativo possibilita o uso de um sistema tecnológico para aplicação diária, com alimentação de um banco de dados sobre as características dos cuidados requeridos. Conhecendo a evolução destas variáveis durante a internação, o enfermeiro poderá planejar, intervir e avaliar a qualidade do cuidado.

    Resumo em Espanhol:

    La gravedad de la enfermedad del paciente o el número de intervenciones no son siempre proporcionales a la carga de trabajo de la enfermería. Este estudio descriptivo tuvo como objetivo demostrar la trayectoria de la construcción de un aplicativo (software) con el contenido del Nursing Activities Score y sus características operacionales. Se realizó un test piloto con 12 pacientes y se recolectaron los datos por 90 días consecutivos en 123 pacientes. Hubo compatibilidad en la transmisión de datos del Personal Digital Assistent para la computadora de mesa inalámbrica. La construcción del aplicativo resultó en un sistema con recolección y administración de datos y permitió realizar la interfaz gráfica. La utilización del aplicativo posibilita el uso de un sistema tecnológico para aplicación diaria, con alimentación de un banco de datos sobre las características de los cuidados requeridos. Conociendo la evolución de estas variables durante la hospitalización, el enfermero podrá planificar, intervenir y evaluar la calidad del cuidado.

    Resumo em Inglês:

    Patients severity or the number of interventions will not always be proportional to the nursing staff's work load. This descriptive study aimed at demonstrating the trajectory for designing a computer application (software) with Nursing Activities Score content and its operational characteristics. A pilot test was conducted with 12 patients, which was followed by data collection from 123 patients for 90 consecutive days. Compatibility was observed in wireless data transmission from the Personal Digital Assistent to the desk computer. This application's construction resulted in a data collection and administration system, as well as enabled graphic interface. The use of the software allows for the utilization of a technological system with daily applications, with the support of a database concerning the characteristics of required care. With better understanding of the development of such variables during hospitalization, nurses will be able to plan, intervene, and evaluate care quality.
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br