SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4Health professionals' formal education and pedagogy registered in Brazil's Family Health Program workSpecialization in nursing care projects: contributions in professional practice of those enrolled author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

OLIVEIRA, Alexandre Barbosa de et al. Enfermeiras brasileiras na retaguarda da Segunda Guerra Mundial: repercussões dessa participação. Texto contexto - enferm. [online]. 2009, vol.18, n.4, pp. 688-696. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000400010.

Estudo histórico-social, cujos objetivos foram descrever as circunstâncias da mobilização e da desmobilização das enfermeiras brasileiras que atuaram na Segunda Guerra Mundial, e discutir a eficácia simbólica da participação dessas enfermeiras no campo militar. Utilizou-se como fontes de dados os documentos escritos coletados em arquivos históricos civis e militares do Rio de Janeiro; entrevista realizada com uma enfermeira que atuou na Força Expedicionária Brasileira; além de uma fotografia pertencente ao Acervo da Força Expedicionária Brasileira. Os achados, classificados, contextualizados e analisados à luz da Teoria do Mundo Social de Pierre Bourdieu, evidenciaram que a participação de mulheres na guerra, na condição de enfermeiras militares, ao tempo em que representou a ocupação de um espaço homologado por mandatários do poder, também contribuiu para consagrar a inserção de mulheres em espaços públicos consagrados aos homens, ainda que na retaguarda.

Keywords : Enfermagem; História da enfermagem; Enfermagem militar; Segunda Guerra Mundial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese