SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Hygiene and infancy in Paraná, Brazil: the mission to develop healthy habits (1931-1949)French nursing: assistance and education - considerations concerning historical and current perspectives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

SANTOS, Tânia Cristina Franco; BARREIRA, Ieda de Alencar; ALMEIDA FILHO, Antonio José de  and  OLIVEIRA, Alexandre Barbosa de. As ditaduras de Vargas e Franco: implicações da consagração da maternidade para a enfermagem. Texto contexto - enferm. [online]. 2010, vol.19, n.2, pp. 317-324. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072010000200013.

Este estudo teve como objetivo descrever as características histórico-sociais do Brasil e da Espanha no contexto dos regimes ditatoriais instaurados por Vargas e Franco e analisar as representações sobre a maternidade no contexto desses regimes e suas implicações para a enfermagem. Estudo histórico-social cujo método contemplou como fontes: documentos escritos brasileiros e espanhóis. A coleta dos dados foi realizada no período de 13 de maio a 29 de agosto de 2008. A análise comportou as etapas de organização e classificação das fontes selecionadas. Como resultado, evidenciou-se que a glorificação da mulher por suas virtudes físicas como a maternidade e por seus atributos morais legitimou sua inserção honrosa no espaço público, ainda que para reproduzir nesse espaço, como enfermeira, as qualidades femininas necessárias ao cuidado. Conclui-se que a consagração da maternidade determinou possibilidades e limites para a enfermeira.

Keywords : Enfermagem; História da enfermagem; Enfermagem obstétrica; Saúde da mulher.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · pdf in Spanish