As práticas de saúde contemporâneas passam por uma importante crise em sua história. Contrastando com seu expressivo desenvolvimento científico e tecnológico, estas práticas vêm encontrando sérias limitações para responder efetivamente às complexas necessidades de saúde de indivíduos e populações. Este relato de experiência tem como objetivo refletir sobre o empoderamento como tecnologia educacional inovativa para o cuidado de si junto a idosos com diabetes mellitus. O desenvolvimento da análise é orientado por relato de experiência de atendimentos assistenciais de atenção primária à saúde, extraído do cotidiano profissional das próprias autoras. Acolhimento, acessibilidade à informação e ao conhecimento, respeito, vínculo, identidade e responsabilidade são apontados como traços principais na compreensão das interações entre profissionais de saúde, pacientes e familiares; e na construção do cuidado "empoderador" em enfermagem, que propicia ao idoso ser protagonista do processo, estimulando o cuidado de si, por meio da aliança terapêutica entre idoso, profissional e família.
Tecnologia educacional; Idoso; Diabetes mellitus; Enfermagem