SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Urie Bronfenbrenner's bioecological model and ecological insertion: a methodology to investigate rural familiesStructural study of the social representations of nocturnal nursing work of nurses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

PRUINELLI, Lisiane  and  KRUSE, Maria Henriqueta Luce. Biopolítica e doação de órgãos: estratégias e táticas da mídia no Brasil. Texto contexto - enferm. [online]. 2011, vol.20, n.4, pp. 675-681. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000400005.

Tem como objetivo analisar as estratégias e as táticas que a mídia veicula para constituir sujeitos doadores de órgãos. O corpus de análise foi um jornal de grande circulação nacional, que é considerado o mais influente do Brasil. Estudo de natureza qualitativa, com abordagem exploratória, filiando-se aos estudos culturais em sua vertente pós-estruturalista, utilizando ferramentas propostas por Michel Foucault. A análise das matérias do jornal deixa emergir formas de poder que estabelecem verdades sobre a doação de órgãos. Consideramos que esses discursos são vistos como estratégia biopolítica que utiliza um emaranhado de táticas para conduzir a população, girando em torno das possibilidades da doação de órgãos.

Keywords : Meios de comunicação; Transplantes de órgãos; Doadores de tecidos; Doadores de órgãos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese