SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Urie Bronfenbrenner's bioecological model and ecological insertion: a methodology to investigate rural familiesStructural study of the social representations of nocturnal nursing work of nurses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

PRUINELLI, Lisiane  and  KRUSE, Maria Henriqueta Luce. Biopolítica e doação de órgãos: estratégias e táticas da mídia no Brasil. Texto contexto - enferm. [online]. 2011, vol.20, n.4, pp. 675-681. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000400005.

Tem como objetivo analisar as estratégias e as táticas que a mídia veicula para constituir sujeitos doadores de órgãos. O corpus de análise foi um jornal de grande circulação nacional, que é considerado o mais influente do Brasil. Estudo de natureza qualitativa, com abordagem exploratória, filiando-se aos estudos culturais em sua vertente pós-estruturalista, utilizando ferramentas propostas por Michel Foucault. A análise das matérias do jornal deixa emergir formas de poder que estabelecem verdades sobre a doação de órgãos. Consideramos que esses discursos são vistos como estratégia biopolítica que utiliza um emaranhado de táticas para conduzir a população, girando em torno das possibilidades da doação de órgãos.

Keywords : Meios de comunicação; Transplantes de órgãos; Doadores de tecidos; Doadores de órgãos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese