SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Características do pré-natal de adolescentes em capitais das regiões Sul e Nordeste do BrasilO alívio da dor oncológica: estratégias contadas por adolescentes com câncer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

BARBOSA, Daniele Castro; SOUSA, Francisca Georgina Macedo de  e  LEITE, Joséte Luzia. Pontuando interveniências nas relações familiares frente ao cuidado à criança com condição crônica. Texto contexto - enferm. [online]. 2015, vol.24, n.1, pp.87-95. ISSN 0104-0707.  https://doi.org/10.1590/0104-07072015001820013.

O estudo objetivou desvelar as condições intervenientes para o cuidado da criança com condição crônica. Utilizou-se o Pensamento Complexo como referencial teórico e a Grounded Theory como metodológico. Os dados foram coletados de janeiro a agosto de 2012, por meio de entrevista semiestruturada, em dois serviços de acompanhamento a crianças com condições crônicas e nas residências dos participantes. Participaram 16 familiares de crianças com condições crônicas, distribuídos em três grupos amostrais. A categoria "Pontuando as interveniências no cuidado à criança com condição crônica" revela que os múltiplos acontecimentos vivenciados pela família no cuidado a criança com condição crônica são determinados pelas relações e interações familiares, influenciando as formas de organização do sistema para o cuidado da criança. Destaca-se a importância do enfermeiro conhecer e compreender as múltiplas vivências familiares para que possa englobar criança, família e seus membros como unidades de cuidado.

Palavras-chave : Enfermagem; Doença crônica; Relações familiares; Criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )