SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS À DOR MUSCULOESQUELÉTICA EM TRABALHADORES DO SERVIÇO HOSPITALAR DE LIMPEZAFATORES ASSOCIADOS À QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES EM HEMODIÁLISE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707versão On-line ISSN 1980-265X

Resumo

FERNANDES, Gisele Cristina Manfrini et al. ANÁLISE DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE FRITZ SCHÜTZE APLICADA À PESQUISA EM ENFERMAGEM. Texto contexto - enferm. [online]. 2017, vol.26, n.2, e04260015.  Epub 10-Jul-2017. ISSN 0104-0707.  https://doi.org/10.1590/0104-07072017004260015.

Objetivo:

relato de experiência com o objetivo de apresentar a aplicação adaptada da análise de narrativas autobiográficas proposta por Fritz Schütze com famílias no pós-desastre natural na pesquisa em enfermagem.

Método:

descreve-se primeiramente o processo de obtenção das narrativas, seguido das adaptações dos passos de aplicação do método.

Resultados:

foram pesquisados seis casos de famílias de uma área rural do sul do Brasil, um ano após o desastre no qual houve mortes e perdas materiais. O primeiro passo foi a análise formal do texto. O segundo, a análise minuciosa de cada segmento de narrativa. O terceiro consistiu na abstração analítica com a reconstrução das histórias das famílias. O quarto passo resgatou os segmentos argumentativos das narrativas e as explicações teóricas desenvolvidas pelos próprios informantes sobre o desastre. O quinto passo resumiu-se na comparação entre os diferentes casos.

Conclusão:

este método oferece subsídios para a entrevista e análise aprofundada das narrativas da saúde e da doença e seu contexto social. O seu potencial de aplicação na pesquisa de enfermagem destaca o desvelar das atitudes e das mudanças de vida frente à crise e ao sofrimento, a partir de vivências de indivíduos em grupos como famílias e comunidade.

Palavras-chave : Enfermagem; Autobiografia; Narrativas; Famílias; Desastre.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )