A autora descreve a experiência na realização de curso de curta duração, destinado a pais de adolescentes e profissionais que lidam com essa faixa etária, O grupo de participantes foi formado por 18 mães de diferentes papéis profissionais: diretora de escola do I grau, coordenadora pedagógica de escola de I e II graus, pedagogas, estudante de pedagogia e estudantes de psicopedagogia. Os motivos das escolhas apresentados pelos participantes centravam-se em dificuldades no relacionamento entre os pais e seus filhos e na busca de formas mais satisfatórias e funcionais da díade pais-filhos. A autora utilizou o referencial sistêmico sobre a adolescência e a metodologia psicodramática com o objetivo de facilitar o entendimento da temática em questão. O curso possibilitou informações sobre os aspectos da adolescência, a repercussão desta no contexto familiar, bem como, propiciou troca de opiniões, e o compartilhar de dúvidas e sentimentos de insegurança frente à tarefa de serem pais de adolescentes, permitindo a construção de novas formas dos pais perceberem, sentirem e expressarem seus afetos.
adolescência; pais; família