SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue4Changes in clinical nursing care due to the brazilian Unified Health System (SUS)Influence of the anatomical and physiological factors in the indirect measurement of blood pressure: identification of nursing knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

COIMBRA, Jorséli Angela Henriques; VALSECHI, Elizabeth Amancio S.de S.; CARVALHO, Maria Dalva de Barros  and  PELLOSO, Sandra Marisa. Sistema de distribuição de medicamentos por dose unitária: reflexões para a prática da enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 1998, vol.6, n.4, pp. 15-19. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691998000400003.

O enfermeiro, como parte integrante da equipe de saúde, está obrigado a conhecer a responsabilidade que tem na administração de medicamentos como algo importante dentro do conjunto de atividades que realiza. A implantação do sistema de distribuição de medicamentos por dose unitária se reflete diretamente nas atividades dos enfermeiros. Portanto, o objetivo deste trabalho é levantar pontos para reflexão com relação a esse sistema e suas repercussões na prática da enfermagem. Questiona-se a forma como o enfermeiro e sua equipe estão inseridos neste contexto de mudanças, no sentido de que realmente assegure o benefício para o paciente, acompanhando e avaliando todo o processo, já que esta mudança afeta diretamente uma parte de sua atividade.

Keywords : dose unitária; assistência de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese