SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Teaching at the secondary level and professional practice in the context of brazilian nursingKnowledge and opinion of a group of adolescents about AIDS prevention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

LIMA, Regina Aparecida Garcia de; ROCHA, Semiramis Melani Melo  and  SCOCHI, Carmen Gracinda Silvan. Assistência à criança hospitalizada: reflexões acerca da participação dos pais. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 1999, vol.7, n.2, pp. 33-39. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691999000200005.

A assistência à criança hospitalizada vem sofrendo transformações significativas e, numa perspectiva mais atual, a estratégia central parece incentivar os pais ou responsáveis a permanecerem com suas crianças durante as internações. O objetivo desta investigação é analisar a participação dos pais no processo de hospitalização de seus filhos. Optamos pela metodologia qualitativa, tendo como referencial teórico-metodológico o Modelo de Organização Tecnológica do Trabalho. A partir da conformação do processo de trabalho assinalamos que trazer a mãe para a enfermaria não é uma questão simples pois implica na reorganização do trabalho em nível teórico e prático. Conceitos como cooperação e parceria estão sendo construídos, entretanto, compartilhar saberes, poderes e espaços, também não se constitui ato simples, decorrente da adesão a um discurso. Implica, sim, em mudanças de valores e atitudes, tanto por parte dos pais como dos profissionais.

Keywords : criança hospitalizada; participação dos pais; enfermagem pediátrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese