SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Magnitude estimation of the severity of clinical illness: a psychophysical approachEducational activities on AIDS prevention in a municipal basic health unit: nurse participation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

FLAVIO, Patrícia Gonçalves Custódio  and  ZAGO, Márcia Maria Fontão. Reabilitação vocal do laringectomizado: características culturais do processo. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 1999, vol.7, n.2, pp. 63-70. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691999000200009.

O objetivo do estudo foi identificar as características do processo de reabilitação vocal entre os laringectomizados, sob o enfoque da cultura. Participaram do estudo quatro laringectomizados que freqüentam o GARPO-Laringectomizados (Grupo de Apoio e Reabilitação de Pessoas Ostomizadas-Laringectomizados) que se comunicam com a voz esofágica ou a voz faríngea. O tema emergente das entrevistas foi "nascer de novo". Com esta frase os laringectomizados expõem a valorização cultural da voz, concordante com o padrão cultural vigente na sociedade ocidental. O estudo revelou ainda as situações de dificuldades, a importância da participação da família, o processo de enfrentamento do estigma da imagem corporal alterada e da afonia.

Keywords : reabilitação vocal; paciente laringectomizado; voz esofágica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese