SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Vocal rehabilitation of laryngectomees: cultural characteristics of the processPulse oximeters in the evaluation of oxygen transportation in critical patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

TORRES, Gilson de Vasconcelos  and  ENDERS, Bertha Cruz. Atividades educativas na prevenção da AIDS em uma rede básica municipal de saúde: participação do enfermeiro. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 1999, vol.7, n.2, pp. 71-77. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691999000200010.

Estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, que objetivou caracterizar a atuação educativa dos enfermeiros que implementam o programa de prevenção e controle das DSTs/AIDS do município de Natal/RN, realizada nas unidades básicas de saúde, com 10 (dez) enfermeiras que atuavam desenvolvendo ações educativas na prevenção da AIDS. Utilizou-se um roteiro de entrevista estruturado. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Identificou-se que a maioria dos enfermeiros entenderam a educação em saúde como sendo repasse de informações, o programa de prevenção da AIDS possuía uma ação insuficiente, com ausência de estrutura no serviço e omissão da SMS quanto ao apoio institucional. As atividades no programa, eram tradicionais, pouco abrangentes, esporádicas e sem recursos materiais e humanos capacitados.

Keywords : enfermeiro; educação em saúde; prevenção primária da AIDS.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese