SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue6Therapy through dance with laringectomized patients: the description of an experience"I'll never forget it!": women's experience with induced abortion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

STACCIARINI, Jeanne Marie R.  and  TROCCOLI, Bartholomeu T.. Instrumento para mensurar o estresse ocupacional: Inventário de Estresse em Enfermeiros (IEE). Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2000, vol.8, n.6, pp. 40-49. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692000000600007.

Apresentamos um estudo exploratório que objetivou construir um inventário para mensurar o estresse ocupacional em enfermeiros (IEE). Um conjunto de itens foi inicialmente constituído, a partir de categorias previamente definidas em entrevistas com enfermeiros e depois, melhorado com análise semântica de juizes e com um teste piloto em alunos de enfermagem. Para esse estudo, utilizamos uma amostra de 461 enfermeiros - funcionários públicos do Distrito Federal -, que responderam o IEE. A análise fatorial indicou a presença de um fator global de segunda ordem e três fatores de primeira ordem: Relações Interpessoais, Papéis Estressores da Carreira e Fatores Intrínsecos ao Trabalho.

Keywords : estresse; enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese