SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue6Management of technology in Intensive Care UnitsIn search of a definition of current guidelines for outlining studies on children's and school-age adolescents' health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

SANTIAGO, Camila da Mota et al. Utilização do óxido nítrico como terapêutica: implicações para a enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2000, vol.8, n.6, pp. 76-82. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692000000600011.

O óxido nítrico (NO) é um gás que transmite sinais no interior do organismo. Essa transmissão de sinal se dá através de sua síntese e liberação em diferentes tipos celulares. Após ser liberado difunde-se através da membrana da célula vizinha regulando a função da mesma. Esse mecanismo representa um princípio totalmente novo no que se refere a sistemas biológicos de tradução de sinal. Os pesquisadores responsáveis pela descoberta do NO como uma molécula sinalizadora foram agraciados com o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 1998. Esta descoberta vem revolucionando a medicina dando origem a novos tratamentos para problemas antigos. Neste trabalho revisamos a participação do NO em algumas patologias, dentre elas a sepse, hipertensão arterial e hipertensão pulmonar. Serão abordados ainda, aspectos importantes sobre a prestação de cuidados de enfermagem à pacientes submetidos à essas terapias.

Keywords : óxido nítrico; enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese