SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue6The use of nitric oxide in therapeutics: nursing implicationsAverage working life of nurses graduating from the University of São Paulo at Ribeirão Preto College of Nursing, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Latino-Americana de Enfermagem

On-line version ISSN 1518-8345

Abstract

MIRANDA, Maria Inês Ferreira de; IOSSI, Marta Angélica; FERRIANI, Maria das Graças Carvalho  and  CANO, Maria Aparecida Tedeschi. Em busca da definição de pautas atuais para o delineamento de estudos sobre a saúde da criança e do adolescente em idade escolar. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2000, vol.8, n.6, pp.83-90. ISSN 1518-8345.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692000000600012.

O presente trabalho é uma reflexão na busca da definição de pautas atuais para o delineamento de estudos sobre a assistência à saúde da criança e do adolescente em idade escolar, baseado na literatura atual e na discussão entre profissionais das áreas de Saúde e Educação. As pautas: Assistência à saúde da criança e adolescente em idade escolar; Educação, Saúde e Sociedade ¾ transformações históricas atuais; Saúde, Educação e Condições de Vida, levam a alguns questionamentos. Como promover a saúde da criança e do adolescente em idade escolar dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e como trabalhar de modo intersetorial, multiprofissional e interdisciplinar as questões de Saúde e Educação, considerando os NPCN? Ao concluir, são propostas ações desde a desmedicalização do fracasso escolar até a mudança de visão pautadas em conceitos e posturas atuais, sem deixar de considerar as transformações que vêm ocorrendo no setor Educação, com a Nova Lei de Diretrizes e Bases e mais recentemente o lançamento e aplicação dos Novos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Keywords : saúde; educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License