SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue6Nursing diagnoses from NANDA's taxonomy in women with a hospitalized preterm child and King's conceptual system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

NAKATANI, Adelia Yaeko Kyosen; CARVALHO, Emilia Campos de  and  BACHION, Maria Márcia. O ensino do exame físico pulmonar através do método da problematização. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2000, vol.8, n.6, pp. 117-123. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692000000600017.

Realizamos pesquisa-ação na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás em 1998, com objetivo de implementar e analisar o ensino de exame físico pulmonar através da problematização. Desenvolvemos as fases do Método do Arco junto a um grupo de alunas do 2º ano de Graduação em Enfermagem. Durante a fase de hipótese de solução, percebemos a necessidade de várias atividades para a fixação do tema. Na avaliação teórica e psicomotora, constatamos que as alunas tiveram maiores dificuldades na percussão e na palpação. Concluímos ser exeqüível a aplicação da pedagogia da problematização no ensino do exame físico pulmonar.

Keywords : ensino; enfermagem; exame físico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese