SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número6ASSISTÊNCIA AO PARTO NORMAL NO DOMICÍLIOENFERMAGEM COMPREENDIDA COMO VOCAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM AS ATITUDES DOS ENFERMEIROS FRENTE ÀS CONDIÇÕES DE TRABALHO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-1169

Resumo

PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag; FEITOZA, Aline R.  e  FEIJAO, Alexsandra R.. TÉTANO NA POPULAÇÃO GERIÁTRICA: PROBLEMÁTICA DA SAÚDE COLETIVA?. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2001, vol.9, n.6, pp. 69-75. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692001000600012.

O tétano é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada pelo bacilo Clostridium tetani que penetra no organismo através de ferimento. A disfunção psicomotora facilita acidentes entre os idoso e a cobertura vacinal é baixa nesta população contribuindo para letalidade alta. Este estudo tem como objetivo refletir sobre a situação do homem idoso, com relação ao tétano, dentro da perspectiva da Saúde Coletiva. Trata-se de Estudo de Caso realizado com dois pacientes idosos, do sexo masculino, portadores de tétano acidental, internados num hospital do município de Fortaleza. A coleta de dados se deu entre março e abril de 1998. A análise mostra a ausência de cobertura vacinal e da implantação da profilaxia de emergência. Os dois pacientes evoluíram para óbito confirmando alta mortalidade por tétano entre este grupo etário. A reflexão crítica aponta para urgência de abordagem de saúde coletiva.

Palavras-chave : tétano; população; idoso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português