SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Trends and perspectives of nursing administration: a study in the "Santa Casa" Hospital of Belo Horizonte-MG, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

SCHERER, Zeyne Alves Pires; SCHERER, Edson Arthur  and  LABATE, Renata Curi. Interconsulta em enfermagem psiquiátrica: qual a compreensão do enfermeiro sobre esta atividade?. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2002, vol.10, n.1, pp. 7-14. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692002000100002.

Nesta pesquisa objetivou-se identificar o conhecimento dos enfermeiros de serviços de clínica médica, cirúrgica e queimados, acerca da interconsulta em enfermagem psiquiátrica, através de uma entrevista semi-estruturada. As situações de assistência consideradas difíceis foram às relacionadas a recursos instrumentais e provisão de apoio psicológico. A maioria dos enfermeiros procura ouvir as queixas dos doentes, mas não sabe o que mais poderia fazer. Quando pedem ajuda, lembram de colegas, chefes, psicólogos e psiquiatras. Conhecem a especialidade do enfermeiro psiquiátrico, acreditam que possa ajudar com suporte emocional ao doente e à equipe. Consideram como interconsulta a avaliação do cliente por outro especialista.

Keywords : referência e consulta; enfermagem psiquiátrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese