SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Psychiatric nursing consultation and liaison: How do nurses understand this activity?Epidemiological surveillance and the perspective of working in the territory: Ribeirão Preto Municipal Health Secretariat author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

SPAGNOL, Carla Aparecida  and  FERRAZ, Clarice Aparecida. Tendências e perspectivas da administração em enfermagem: Um estudo na Santa Casa de Belo Horizonte-MG. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2002, vol.10, n.1, pp. 15-20. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692002000100003.

A Santa Casa de Belo Horizonte implantou um novo Sistema de Gestão que a caracterizou como uma organização flexível. Partindo desse contexto, delineamos como objetivos deste estudo: analisar a forma da administração em enfermagem, considerando a implantação do SIGESC; descrever como a equipe de enfermagem percebe a comunicação, o processo decisório e as relações interpessoais; identificar possíveis tendências e perspectivas presentes na prática administrativa desenvolvida. Evidenciamos um momento de transição da administração em enfermagem que apresenta traços da gerência clássica e da gerência contemporânea. Entretanto, sinalizamos tendências e perspectivas que poderão contribuir para a reorganização do processo de trabalho da enfermagem na área hospitalar.

Keywords : enfermagem; administração hospitalar; hospitais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese