SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Trends and perspectives of nursing administration: a study in the "Santa Casa" Hospital of Belo Horizonte-MG, BrazilThe use of home inquiry as an instrument to follow up health actions in micro areas: analyzing the vaccination situation of children under one year old author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

VILLA, Tereza Cristina Scatena et al. A vigilância epidemiológica e a perspectiva de trabalho no território: Secretaria Municipal de Saúde - Ribeirão Preto. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2002, vol.10, n.1, pp. 21-27. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692002000100004.

Este estudo procurou analisar como se conforma a prática na vigilância epidemiológica na Secretaria Municipal da Saúde (SMS-RP) sob a orientação dos princípios do SUS e da perspectiva da Vigilância em Saúde face ao processo de municipalização da saúde na década de 90, utilizando as seguintes dimensões: território; problemas; intersetorialidade, referenciada pelo conceito positivo de saúde e pelo paradigma da produção social de saúde. Através de uma abordagem qualitativa utilizou-se fontes documentais, 17 entrevistas semi-estruturadas e a técnica de análise temática, identificando os temas: De Vigiar a Educar e Prevenir: A prática na Vigilância Epidemiológica - Uma proposta de trabalho no território. Conclui-se que a potencialidade das ações de Vigilância Epidemiológica (VE) está relacionada à perspectiva de um trabalho no território na construção da Vigilância em Saúde assegurando o conteúdo técnico dessas ações e a participação de diferentes categorias profissionais em um mesmo projeto de trabalho, que não necessita ser executada por todos os profissionais no mesmo processo de produção, espaço e tempo.

Keywords : enfermagem de saúde pública; vigilância epidemiológica; vigilância em saúde pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese