SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Vertebral column trauma caused by occupational accidents involving members of the nursing teamAnalysis of titles of research articles published in a Brazilian nursing journal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

FREITAS, Mara Rúbia Ignácio de; GIR, Elucir  and  FUREGATO, Antonia Regina Ferreira. Sexualidade do portador do vírus da imunodeficiência humana (HIV): um estudo com base na teoria da crise. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2002, vol.10, n.1, pp. 70-76. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692002000100011.

A investigação teve como objetivo identificar e analisar as dificuldades sexuais e as suas inter-relações com as dificuldades sociais e emocionais vivenciadas por sujeitos em crise de HIV. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada, gravada, e após, foram transcritos, categorizados e analisados. Elaboramos a transcrição das falas gravadas, e através da utilização da análise temática, criamos cinco histórias com o título: ..."O viver com HIV". Na análise dos dados a interpretação do conteúdo foi associado ao referencial teórico da crise. Os dados obtidos permitiram concluir que os sujeitos em crise de HIV não conseguiram um nível positivo de adaptação sexual, social e emocional. Na fala desses sujeitos, ficou claro o momento de crise de HIV caracterizada por mecanismos de enfrentamento, geralmente negativos. Os resultados obtidos apontam também para a necessidade de se repensar o papel do enfermeiro frente à intervenção de enfermagem. Acreditamos que o Modelo de Procedimentos de Enfermagem de Saúde Mental, seja adequado para ajudar o sujeito em crise de HIV, na resolução das dificuldades sexuais, emocionais e sociais vivenciadas, e buscar um nível positivo de adaptação e enfrentamento das dificuldades inerentes ou decorrentes da doença.

Keywords : sexualidade; HIV.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese