SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Analysis of titles of research articles published in a Brazilian nursing journalAn analysis of the negotiation/accomodation concepts in M. Leininger's theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

TREVIZAN, Maria Auxiliadora; MENDES, Isabel Amélia Costa; LOURENCO, Maria Regina  and  SHINYASHIKI, Gilberto Tadeu. Aspectos éticos na ação gerencial do enfermeiro. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2002, vol.10, n.1, pp. 85-89. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692002000100013.

Com o propósito de abordar aspectos éticos na ação gerencial do enfermeiro, os autores evocam Etzioni(1) e adotam uma classificação de hospital como uma referência de organização, onde o consentimento é baseado na internalização de regras aceitas como legítimas. No caso do paciente, a necessidade de adaptação ao comportamento médico e regras hospitalares, através da internalização, é vista como devida ao poder do médico, do enfermeiro e do hospital. Na nossa visão, esta internalização ocorre de uma maneira ingênua, sem consentimento, desde que a maioria dos pacientes brasileiros não sabe que pode, ou não, consentir porque está acostumada a obedecer. Os autores enfocam a função gerencial do enfermeiro, indicando que esta deve ser baseada em valores da profissão, em seu código de ética e nos direitos do paciente hospitalizado, integrando cuidado humano qualificado, guiado pelo respeito, por livre consentimento e pela promoção do paciente como um protagonista e sujeito do cuidado.

Keywords : ética; enfermagem; administração; gerenciamento; direitos do paciente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese