SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Ethical aspects concerning nurses' managerial activityThe conceptual model of interactive open systems and the theory of goal attainment by imogene king author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

BOEHS, Astrid Eggert. Análise dos conceitos de negociação/acomodação da teoria de M. Leininger. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2002, vol.10, n.1, pp. 90-96. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692002000100014.

Este trabalho tem por objetivo clarificar o modo de implementação do cuidado negociação/acomodação, preconizado pela teoria da Universalidade e Diversidade do Cuidado de Madeleine Leininger. Tem como recurso a técnica de análise de conceito para fazer análise na literatura.Verificou-se que o conceito de acomodação define a idéia de enquadramento, de algo passivo, enquanto na negociação cada parte leva recursos e necessidades a serem satisfeitas. Nos trabalhos analisados que utilizaram a teoria de Leininger, apenas um demonstra aproximar-se da negociação. Como conclusão, considera-se que acomodação é diferente de negociação, sendo que na prática ocorre com mais ênfase a acomodação do que a negociação.

Keywords : negociação; enfermagem transcultural; teoria de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese