SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue4Profile of nurses working in institutions where care to pregnant, parturient and puerperal women was given in the city of Sorocaba -- SP, Brazil (1999) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

CASARIN, Santina Nunes Alves et al. Gerenciamento de caso: evolução do conceito nas décadas de 80 e 90. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2002, vol.10, n.4, pp. 472-477. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692002000400002.

O gerenciamento de caso, terminologia presente em quase todas as situações de cuidado de saúde americano, utilizado para coordenar serviços comunitários com resultados satisfatórios para o paciente num determinado período de tempo, com recursos restritos. Ao longo do tempo, utilizou-se com diferentes propósitos. O estudo teve como objetivo mostrar a historicidade do gerenciamento de caso expresso pela literatura da área de enfermagem americana, nas décadas de 80 e 90, de acordo com o uso, significado e aplicação, segundo um referencial de análise de conceito. Realizou-se, a coleta de dados, em dois periódicos: "Nursing Management" e "Journal of Nursing Administration". Os resultados apresentaram o gerenciamento de caso como o processo que atende a um objetivo comum, sendo a qualidade e custo da assistência, os elementos presentes e influentes no decorrer do tempo, focalizando a sua prática em populações definidas como de alto risco e alto custo para os serviços de saúde.

Keywords : serviços de gerenciamento da prática; cuidados de enfermagem; administração dos cuidados ao paciente.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · pdf in English