SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Depression: viewpoints and knowledge of nurses from the basic health networkBreast self-examination: the knowledge of users assisted in the outpatient unit of a university maternity hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

PRACA, Neide de Souza  and  GUALDA, Dulce Maria Rosa. Risco de infecção pelo HIV: como mulheres moradoras em uma favela se percebem na cadeia de transmissão do vírus. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2003, vol.11, n.1, pp. 14-20. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692003000100003.

O número de casos notificados de AIDS em mulheres, no Brasil, continua em progressão. Esse fato motivou a realização deste estudo que foi desenvolvido com abordagem qualitativa, tendo como referencial teórico a Antropologia Cultural e o método etnográfico para a coleta e a análise dos dados. Objetivou identificar a percepção de risco de infecção pelo HIV, de mulheres moradoras em uma favela localizada na cidade de São Paulo, Brasil. Constou de entrevistas e de observação participante do contexto. Os resultados mostraram que essas mulheres demonstram conhecimentos sobre AIDS e reconhecem as várias formas de transmissão do HIV, bem como medidas de prevenção pela via sexual. Verificou-se, também, que essas mulheres não se vêem suscetíveis à infecção pelo HIV, por meio de seus parceiros, dependendo deles para se manterem saudáveis, bem com a sua família. Essa maneira de pensar e de agir pode estar contribuindo para a heterossexualização da AIDS no país.

Keywords : saúde da mulher; síndrome de imunodeficiência adquirida; cuidados de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese