Este artigo trata-se de um relato de experiência de oferta de dois cursos de especialização: "Programa de capacitação em pesquisa para enfermeiros-docentes no estudo do fenômeno das drogas na América Latina" implantados de maneira colaborativa por duas instituições, uma de natureza pública e regional (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo) e outra, uma organização internacional (CICAD); a primeira com atribuições técnico-científicas e a segunda responsável pelo apoio financeiro. Esse programa repetiu-se por dois anos consecutivos, em 2002 e 2003. O relato expõe dados sobre o processo de negociação e planejamento didático desde o primeiro curso, a distribuição de conteúdos e atividades, as experiências adquiridas no processo de ensino e as avaliações dos alunos. Segundo os participantes, (alunos, professores e instituições envolvidas) a iniciativa de oferecimento de cursos, em parte presencial e em parte a distância como os realizados, ser uma experiência bem sucedida com desdobramentos políticos, acadêmicos e sociais para todos os envolvidos.
enfermagem; saúde; pesquisa; drogas; ensino; cooperação internacional; cooperação técnica