SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Humanization in health care: knowledge disseminated in brazilian nursing literaturePatients in group psychotherapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

ZERBETTO, Sonia Regina  and  PEREIRA, Maria Alice Ornellas. O trabalho do profissional de nível médio de enfermagem nos novos dispositivos de atenção em saúde mental. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2005, vol.13, n.1, pp. 112-117. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692005000100018.

O estudo consiste em levantamento bibliográfico abrangendo o profissional de nível médio de enfermagem nos serviços alternativos de saúde mental, com o objetivo de refletir sobre o seu trabalho, considerando o modelo psicossocial e as suas ações de intervenção na assistência, baseadas no referencial teórico de tecnologias leves. Observou-se que há um processo de transição do modelo tradicional ao psicossocial; do tecnicista à satisfação das necessidades do usuário e a importância de rever o processo de formação dessa categoria profissional, salientando a nova postura do enfermeiro-professor que deve buscar ensino crítico-reflexivo e direcionado para os ideais da Reforma Psiquiátrica.

Keywords : enfermagem psiquiátrica; saúde mental; cuidados de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese