SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 special issue 2International nursing leadership related to the drugs phenomenon: a case study of the partnership experience between the Inter-American Drug Abuse Control Commission (CICAD) and the University of Alberta - Faculty of Nursing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

WRIGHT, Maria da Gloria Miotto; CAUFIELD, Catherine; GRAY, Genevieve  and  OLSON, Joanne. Programas internacionais de capacitação em pesquisa para enfermeiros no estudo do fenómeno das drogas na América Latina: desafios e perspectivas. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2005, vol.13, n.spe2, pp. 1095-1101. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692005000800002.

O Primeiro Programa Internacional de Capacitação para Enfermeiros no Estudo do Fenômeno das Drogas nas Américas é resultado de uma parceria entre a Comissão Interamericana para o Controle do Abuso das Drogas (CICAD) da Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Faculdade de Enfermagem da Universidade de Alberta, com apoio financeiro do Governo do Canadá. O programa foi dividido em duas partes. A primeira parte do programa foi realizada na Universidade de Alberta em Edmonton, Alberta, Canadá. Compreendeu a capacitação em metodologias de pesquisa na Faculdade de Enfermagem, que levou à preparação de quatro propostas de pesquisas multicêntricas para a redução da demanda de drogas nos países de origem dos onze participantes no programa. A segunda parte do programa estava relacionada à implementação de propostas de pesquisa multicêntricas em sete países da América Latina e no Canadá. Este programa apresentou expertise em metodologias de pesquisa a membros de Escolas de Enfermagem latino-americanas e introduziu expertise latino-americana a membros de uma Faculdade de Enfermagem canadense. O Primeiro Programa Internacional de Capacitação para Enfermeiros no Estudo do Fenômeno das Drogas nas Américas estimulou o tipo de respeito intercultural e apreço mútuo necessário para confrontar o problema de saúde global do abuso das drogas lícitas e ilícitas.

Keywords : intercâmbio educacional internacional; capacitação; pesquisa em enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese