SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Pap smear realization profile of women between 40 and 49 years registered at a family health centerChanges in social roles: a consequence of traumatic brain injury for the family caregiver author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

GARCIA, Maria Alice Amorim et al. Atenção à saúde em grupos sob a perspectiva dos idosos. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.2, pp. 175-182. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000200005.

Este estudo objetivou descrever e analisar as atividades em grupos de idosos em unidades básicas de saúde. Portador de múltiplos transtornos, o idoso requer cuidados contínuos e freqüentes dos serviços de saúde, o que pode ser facilitado pelas ações em grupos, privilegiando a ação educativa. Observou-se grande diversidade de métodos, equipes responsáveis e composição dos grupos. Em relação aos idosos constatou-se que essa atividade permite a sua melhor compreensão e aceitação do adoecimento, bem como a retomada de papéis sociais e a ocupação do tempo livre. Para os serviços, os grupos possibilitam a ampliação do vínculo, requerendo, entretanto, a capacitação e educação permanente dos profissionais no sentido de possibilitar um diálogo significativo. A tendência de aumento dessas ações em Campinas-SP vem acompanhando as diretrizes do projeto PAIDÉIA de Saúde da Família, sendo o grupo um espaço possível e privilegiado de aplicação do "método da roda".

Keywords : grupos de auto-ajuda; educação em saúde; saúde do idoso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese