SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Changes in social roles: a consequence of traumatic brain injury for the family caregiverAdolescent pregnancy from a family perspective: sharing projects of life and care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

COUTO, Germano Rodrigues. Conceitualização pelas enfermeiras de preparação para o parto. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.2, pp. 190-198. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000200007.

Estudo descritivo, exploratório e qualitativo, realizado mediante a utilização da Técnica de Delphi com amostra de 32 enfermeiras especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica que exercem funções em 3 hospitais e 9 centros de saúde do distrito do Porto, norte de Portugal. Teve como objetivos: 1. identificar as idéias e concepções consensuais que um grupo de enfermeiras possui sobre a Preparação para o Parto; 2. saber quais as fontes de informação que consensualmente são mais utilizadas pelas enfermeiras; 3. saber qual a sua aceitação acerca de programas sobre Preparação para o Parto como forma da grávida ter um trabalho de parto ativo. Os resultados revelaram que a Preparação para o Parto é, segundo as enfermeiras estudadas, um momento de educação para a saúde, que envolve procedimentos técnicos, educacionais, relacionais e informativos; de grande importância para a grávida e para a enfermeira, desenrolando-se desde o início da gravidez até o puerpério, como um meio de alterar comportamentos errados com vistas a um resultado esperado com ganhos de saúde para a grávida e sua família.

Keywords : gravidez; trabalho de parto; parto; obstetrícia; enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese