SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Adolescent pregnancy from a family perspective: sharing projects of life and careChemical occupational risks identified by nurses in a hospital environment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

POLES, Kátia  and  BOUSSO, Regina Szylit. Compartilhando o processo de morte com a família: a experiência da enfermeira na UTI pediátrica. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.2, pp. 207-213. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000200009.

A morte é um evento presente no cotidiano das enfermeiras que trabalham com crianças em UTI. Este estudo teve como objetivo compreender a experiência da enfermeira no cuidado da criança e da família que vivenciam o processo de morte. O referencial teórico adotado foi o Interacionismo Simbólico e, como referencial metodológico, o Interacionismo Interpretativo para análise das narrativas biográficas das sete enfermeiras que participaram da pesquisa. Os eventos que marcaram a história das enfermeiras neste cenário foram: DEPARANDO-SE COM A MORTE DA CRIANÇA, PROJETANDO-SE NO PAPEL DE MÃE e PROMOVENDO A DESPEDIDA. Os dados analisados possibilitaram a compreensão da experiência das enfermeiras ao cuidarem da criança e sua família durante o processo de morte.

Keywords : morte; criança; família; enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese