SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Chemical occupational risks identified by nurses in a hospital environmentThe sexuality of patients with onco-hematological diseases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

MOURA, Giovana Raquel de  and  PEDRO, Eva Néri Rubim. Adolescentes portadores de deficiência visual: percepções sobre sexualidade. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.2, pp. 220-226. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000200011.

Este estudo é de natureza exploratório-descritiva e teve por objetivo conhecer as percepções dos adolescentes portadores de deficiência visual acerca de sua sexualidade. Os dados foram coletados nos meses de maio e junho de 2004, por meio de entrevistas semi-estruturadas com oito adolescentes deficientes visuais freqüentadores de uma instituição em Porto Alegre, RS, Brasil. As informações foram submetidas à técnica de análise de conteúdo de Bardin, das quais emergiram duas categorias principais: Sexualidade e Modificações sociocomportamentais. Observou-se que os sujeitos carecem de informações a respeito de diversas questões que envolvem a sexualidade como conhecimentos morfofisiológicos, psicoafetivos, cuidados preventivos. Os profissionais da saúde, principalmente enfermeiros, necessitam de preparo para abordar essas questões e contribuir para o desenvolvimento da sexualidade saudável desses indivíduos.

Keywords : adolescente; sexualidade; cegueira; enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese