SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2The sexuality of patients with onco-hematological diseasesNursing physical examination of the full-term neonate: self-instructional software author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

MACIEL, Silaine Sandrini Alves  and  BOCCHI, Silvia Cristina Mangini. Compreendendo a lacuna entre a prática e a evolução técnico-científica do banho no leito. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.2, pp. 233-242. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000200013.

Trata-se de estudo qualitativo, realizado com pacientes acamados, visando compreender a experiência da pessoa dependente da enfermagem para o banho no leito e desenvolver um modelo teórico representativo dessa experiência. Utilizou-se como referencial teórico o Interacionismo Simbólico e, como referencial metodológico, a Grounded Theory. Dos resultados emergiu o fenômeno - aprendendo a avaliar a vida e a enfermagem, ao tornar-se dependente de seus cuidados para o banho no leito. Isso possibilitou identificar a categoria central - propondo um modelo assistencial de enfermagem para o banho no leito, na perspectiva do processo avaliativo do paciente, que contrapõe a evolução técnico-científica relativa ao procedimento.

Keywords : cuidados de enfermagem; repouso em cama; pacientes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese