SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Negative and positive eugenics: meanings and contradictionsWriting for international publication in nursing journals: a personal perspective (part 1) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

LOPES, Marcos Venícios de Oliveira; PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag  and  ARAUJO, Thelma Leite de. Evolução histórica do conceito ambiente proposto no modelo da adaptação de Roy. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.2, pp. 259-265. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000200016.

A preocupação com o desenvolvimento de conceitos torna-se mais importante quando nos reportamos para seu uso em teorias de Enfermagem. Nelas, alguns conceitos são considerados centrais, como pessoa, ambiente, saúde e enfermagem. Este artigo visa examinar a evolução histórica do conceito de ambiente utilizado no Modelo de Adaptação de Roy. O método de análise em que o estudo foi baseado é a análise conceitual evolucionária do conceito Ambiente do Modelo de Adaptação de Roy. De acordo com os resultados do estudo, Ambiente é introduzido como o segundo conceito mais importante no Modelo de Adaptação de Roy. Na interpretação que a teórica faz do ambiente, notamos seu interesse em ultrapassar o ponto de vista mecanicista em que a primeira versão do modelo era baseada. A proposta de interação do conceito ambiente com pessoas e grupos parece representar uma melhoria, influenciada pelos pensamentos correntes que são predominantes na enfermagem.

Keywords : adaptação; teoria de enfermagem; formação de conceito.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · pdf in English