SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Historical evolution of the concept environment proposed in the Roy adaptation modelPain measurement in the elderly: a review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

RASSOOL, G. Hussein. Como escrever para publicação internacional em enfermagem: uma perspectiva pessoal (parte 1). Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.2, pp. 266-270. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000200017.

O número de meios de divulgação acadêmica impressa e eletrônica (Internet) de enfermagem de abrangência nacional e internacional destaca a importância de publicar entre enfermeiros. Ao redor do mundo, as revistas estão sendo categorizadas em relação a méritos para a profissão e avaliação por pares. Cada vez mais, as instituições de financiamento de pesquisa estão atentas à publicação em revistas de prestígio acadêmico como um dos critérios para a concessão do mesmo. Um fator importante a ser considerado entre as razões para que muitos artigos científicos falham no preenchimento dos requisitos de avaliação dos revisores de revistas internacionais, principalmente aquelas de idioma inglês, é a tradução pobre e de modo literal. Nosso desafio na América Latina é incrementar o desenvolvimento de artigos para publicação impressa ou não em revistas com revisores internacionais. A co-autoria oferece um modelo potencialmente encorajador tanto para o pesquisador como para o pós-graduando publicar. Esse objetivo pode ser empreendido com a ajuda de supervisores internacionais e pesquisadores, orientadores ou estudantes de pós-graduação conhecedores da língua inglesa. O presente artigo busca desmistificar o processo de publicação e apresentar alguns princípios norteadores de como publicar em revistas internacionais.

Keywords : enfermagem; publicações periódicas; pesquisa.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · pdf in English