SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Pain measurement in the elderly: a reviewReflections on nursing teaching and students' first contact with the profession author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

OLIVEIRA, Beatriz Rosana Gonçalves de; COLLET, Neusa  and  VIERA, Cláudia Silveira. A humanização na assistência à saúde. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.2, pp. 277-284. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000200019.

Este estudo busca estabelecer uma reflexão sobre a humanização na assistência à saúde. Traz um resgate histórico sobre o entendimento do homem, do humano e da humanidade, até a humanização na humanidade e na saúde. Aborda o programa nacional de humanização da assistência hospitalar e tece reflexões sobre essa proposta e a questão da humanização na assistência à saúde no Brasil atual. Conclui-se que a comunicação é fator imprescindível para o estabelecimento da humanização, assim como as condições técnicas e materiais. É dar lugar tanto à palavra dos usuários quanto aos profissionais de saúde, construindo uma rede de diálogo que pense e promova ações singulares de humanização. Para que esse processo se efetive é necessário o envolvimento do conjunto que compõe um serviço de saúde, que compreende profissionais de todos os setores, gestores, formuladores de políticas públicas, além dos conselhos profissionais e instituições formadoras.

Keywords : saúde; prestação de cuidados de saúde; comunicação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese