SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Application of the therapeutic intervention scoring system (TISS 28) at an intensive care unit to evaluate the severity of the patientSelf-care and HIV/aids patients: nursing care systematization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

GUARIENTE, Maria Helena Dantas de Menezes  and  ZAGO, Marcia Maria Fontão. Produção científica de enfermeiros assistenciais com apoio de assessoria em pesquisa. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.3, pp. 330-335. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000300005.

O texto descreve o contexto, a coleta de informações e análise de atividades desenvolvidas no Núcleo de Pesquisa em Enfermagem (NUPE) de um hospital escola-público, no norte do Paraná, referente ao período de 1999 a 2002. A produção científica de enfermeiros assistenciais, mediada por esse núcleo constituiu o foco dessa análise, por ser considerada de importância fundamental para a formação profissional permanente. A coleta de informações se deu em fontes documentais primárias do NUPE. Verificou-se que os enfermeiros elaboraram, isoladamente ou em conjunto com alunos e professores de Enfermagem, 129 projetos de pesquisa. Foram apresentados 151 trabalhos científicos em diversos eventos, com seis premiações. Foram encaminhados para publicação 63 trabalhos científicos, sendo 36 publicados. No período investigado, todos enfermeiros concluíram Curso de Especialização, estando alguns realizando mestrado ou doutorado. Concluiu-se que o NUPE contribuiu para alavancar a produção científica na instituição, com repercussões no desenvolvimento pessoal e profissional dos enfermeiros.

Keywords : pesquisa em enfermagem; enfermeiras clínicas; publicações periódicas; enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese